No última sáabdo (06/11), o Departamento de Inteligência da Secretaria Estadual de Justiça do Piauí (Sejus) constatou que 20% dos presos fiscalizados em Teresina estão descumprindo as medidas judiciais. A operação ocorreu nas zonas Sul e Sudeste da capital.
As irregularidades vão desde o réu em prisão domiciliar saindo livremente as ruas, mesmo de tornozeleiras eletrônicas, e apenados desrespeitando as medidas protetivas contra a mulher vítima de violência. O monitoramento ocorreu apenas em Teresina e a Sejus não divulgou os fiscalizados por questão de segurança.
No estado, são 450 pessoas que usam tornozeleiras eletrônicas nas cidades de Teresina, Altos, União, Parnaíba, Luís Correia, Floriano, Oeiras e Picos.
Conforme a Sejus, a operação não focou se o preso estava burlando o equipamento, mas nos descumprimentos. O relatório será encaminhado ao juiz José Vidal, da Vara das Execuções Penais para adotar as medidas judiciais.
Segundo a Sejus, a Operação Monitorados deve ocorrer nos próximos dias em outros pontos da capital e em outros municípios do Piauí.
Fonte: JTNEWS