Em sessão de outorga realizada na última quinta-feira (26/10) no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o padre Carlos Alberto de Oliveira Rodrigues (Carlos Sales) e o magistrado Thiago Aleluia Ferreira (Thiago Aleluia) foram homenageados com a entrega do Título de Cidadania Piauiense. A honraria da Alepi foi proposta pelo deputado estadual João Mádison (MDB).
A solenidade foi presidida pelo deputado Hélio Rodrigues (PT). Dentre as autoridades presentes, estavam os desembargadores Pedro de Alcântara Macêdo e Edvaldo Moura [este recentemente aposentado], o representante da Corregedoria, José Vidal de Freitas Filho, o juiz Thiago Brandão, o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Carlos Júnior, e o advogado Jacinto Teles, presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB-PI .
O padre Carlos Sales é natural do município de Viçosa, no Ceará, mas, há 50 anos vive em terras piauienses, notadamente em Teresina (PI). Já o juiz Thiago Aleluia, é natural de Salvador (BA), e mora no Piauí desde 2013 e já é pai da bela teresinense, Luisa.
Com relação a entrega de título ao padre Carlos, houve uma sessão conjunta entre a Alepi e a Câmara Municipal de Teresina, uma vez que o sacerdote e ten. cel. da Polícia Militar do Piauí [em cuja instituição exerce as funções religiosas de Capelão] recebeu o título de cidadania de ambas as instituições, sendo considerado cidadão teresinense e piauiense. A honraria do Título de Cidadão Teresinense foi proposta pelo vereador Edilberto Borges (Dudu-PT) e aprovada por unanimidade da Casa Legislativa da Capital do Piauí.
Confira um trecho do discurso do Pe. Carlos Sales, durante a homenagem
“Ao complementar 50 anos em terras piauienses, terras que me acolheram e adotaram verdadeiramente como filho, e onde pude exercer minha cidadania, colocando-me a serviço de um povo tão amado, através do meu sacerdócio, sobretudo no seio da corporação Polícia Militar do Piauí, tenho a graça de receber os títulos de cidadão piauiense e teresinense, respetivamente da Assembleia Legislativa do Estado e da Câmara de Vereadores de Teresina. Eis-me aqui, Piauí e Teresina para mais lhes amar e melhor servi-los. Sou piauiense e teresinense. Salve, Piauí! Salve, meu Piauí! Salve, Teresina! Salve minha Teresina!", disse o homenageado.
Em seu discurso, o juiz Thiago Aleluia ressaltou a carreira no Judiciário e a maneira especial como foi acolhido no Piauí.
“Estou há uma década no Piauí e esse momento é importante também pra gente refletir sobre a jornada e os valores que norteiam a minha carreira no Poder Judiciário. O Piauí me acolheu com hospitalidade, solidariedade, cuidado e atenção. Trabalhei do Sul ao Norte do Estado, passando por pelo menos umas 40 cidades. Sempre fiz questão de andar pelas praças, mercados, comércio, fazer parte da comunidade. Porque essas cidades não eram apenas locais de trabalho, eram o meu lar. Aqui nasci de novo e renovei minha aliança com Deus. Aqui nasceu a minha filha, Luísa. E esse título reforça a oportunidade de retribuir todo o carinho que recebi ao longo desses anos”, disse Aleluia.
Fonte: JTNEWS