Chegaram na noite de ontem (19/05), no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), mais 629 mil doses da vacina contra a COVID-19 da Pfizer. Esse é o quarto lote de um total de 200 milhões de vacinas contratadas pelo governo brasileiro da farmacêutica. Somadas, as quatro remessas totalizam 2,8 milhões de doses do imunizante entregues ao Ministério da Saúde.
As doses, agora, serão levadas ao Centro de Distribuição do Ministério da Saúde em Guarulhos (SP), onde as vacinas são armazenadas a uma temperatura de -90 graus Celcius (°C) a -60°C. Ao serem enviadas aos locais de vacinação, os imunizantes são expostos a temperatura de -20°C. Nas salas de vacinação, onde a refrigeração é de 2ºC a 8°C, as doses precisam ser aplicadas em até cinco dias.
Novas remessas
Para o mês de maio, segundo o painel de vacinação contra a COVID-19, estão previstos 20,5 milhões de doses da Oxford/AstraZeneca produzida pela Fiocruz, 3,9 milhões da Oxford/AstraZeneca obtida pelo consórcio Covax Facility, cinco milhões da CoronaVac e mais 842 mil da Pfizer pelo Covax Facility, totalizando 32,9 milhões de doses.
Piauí
Wellington Dias, Governador do Piauí anunciou a chegada de mais 9.360 doses da Pfizer para Teresina, único local onde está sendo distribuídas as vacinas da Pfizer, por motivos de armazenamento. Dias ressaltou que apesar do estado estar avançando com a vacinação, é importante manter as medidas preventivas em relação ao vírus. “Continuem com todas as medidas de proteção e distanciamento social. Vamos vencer!”, escreveu o governador.
Fonte: JTNEWS com informações da Agência Brasil