Piauí

Piauí Pet Castramóvel chega em Picos com previsão de 500 atendimentos

Serão cadastrados cães e gatos de ONG’s, protetores individuais e de pessoas cadastrados no CadÚnico.

Foto: Governo do Piauí
A previsão é que sejam realizados 500 cadastros para encaminhamento à castração e procedimento de implantação de microchip.

O projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel, que já está em sua terceira edição, chegou ao município de Picos na sexta-feira (03/10) e segue até este sábado (04/10). No primeiro dia, foram realizados 132 atendimentos, entre cães e gatos. A ação está acontecendo no anexo do estacionamento do Piauí Shopping Center, das 8h às 18h no segundo dia de atendimento.

 A previsão é que sejam realizados 500 cadastros para encaminhamento à castração e procedimento de implantação de microchip, sendo 150 vagas para animais de Organizações Não Governamentais (ONG 's) e de protetores independentes, e 350 para pessoas de baixa renda cadastradas no CadÚnico.

O projeto é uma iniciativa do Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), sendo coordenado e executado pela Diretoria de Conservação da Biodiversidade (DCBio), e conta com o apoio do deputado estadual Dr. Hélio Oliveira.

O Piauí Pet Castramóvel está previsto no programa de compromissos do Governo do Estado, o ECO Piauí, lançado em junho deste ano. A castração é uma das estratégias para conter a superpopulação de animais em situação de rua e evitar a proliferação de doenças como o calazar, além de proteger animais, principalmente filhotes, contra o abandono, garantindo bem-estar e saúde.

“Nós temos a meta de fazer quinhentas castrações aqui em Picos e região. Isso vai representar números significativos na redução da superpopulação de cães e gatos, que é um problema na cidade. Garantindo esse controle populacional, teremos uma melhor política de qualidade do bem-estar animal e de atenção à saúde pública, porque essa superpopulação implica em transmissão de doenças que afetam a qualidade de vida humana”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira.

Foto: Governo do Piauí
O projeto é uma iniciativa do Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh).

Segundo o secretário, a ação faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado voltadas ao meio ambiente, sendo uma diretriz do governador Rafael Fonteles.

O objetivo do projeto itinerante é que todos os animais sejam avaliados e passem pela triagem durante os dois dias da ação, por meio do atendimento realizado por sete veterinários. Os veterinários orientarão os tutores e responsáveis sobre o local e data dos exames pré-operatórios, para identificar quais animais estão aptos para a castração e implantação do microchip.

As clínicas onde os procedimentos serão realizados são vinculadas à Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), que coordena os trabalhos de castração por meio do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU).

Foto: Governo do Piauí
A previsão é que sejam realizados 500 cadastros para encaminhamento à castração e procedimento de implantação de microchip.

O projeto

O Piauí Pet Castramóvel é a primeira iniciativa do Governo Estadual que garante a castração gratuita e a implantação de microchips em animais domésticos em todo o estado.

Como parte da terceira edição do Castramóvel, estão sendo oferecidos os serviços de emissão gratuita de RG Pet, entrega de mudas, além da distribuição de coleiras de prevenção ao calazar.

A ação conta ainda, com o Projeto Circuito Pet, que oferece hidratação de patinhas, higiene dos ouvidos e corte de unhas aos animais atendidos.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Última Notícias