Mais de 120 animais, entre cães e gatos, cadastrados na primeira ação do Piauí Pet Castramóvel, em Teresina, já passaram pela castração gratuita. Ao todo, 147 animais foram castrados e, nesta segunda (2), mais 30 passarão pelo procedimento.
De acordo com a Diretoria de Conservação da Biodiversidade (Dcbio), da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a meta de 300 castrações será alcançada até o fim da primeira semana de outubro, neste sábado (7).
A gata Mimi foi um dos animais castrados na última semana. Sua tutora, Antonia da Costa, destacou que está muito satisfeita com o atendimento e a celeridade. “Estou muito feliz pelo atendimento, o processo foi muito rápido; achei que fosse demorar um pouco mais”, disse. “Minha gatinha estava precisando muito. Queria castrar e isso foi possível agora, graças a Deus e a esse projeto maravilhoso, o Castramóvel”, concluiu sorridente.
O animal foi atendido na Clínica e Pet Shop Bicho Feliz no dia 29 de setembro. A proprietária da clínica, Aline Bandeira, destacou a importância e satisfação com a parceria com o projeto Piauí Pet Castramóvel.
“Todos os procedimentos foram bem sucedidos e eu quero parabenizar o Governo do Estado e a Semarh por esse projeto maravilhoso que é o Castramóvel. Nossas expectativas são as melhores possíveis e esperamos que muitos animais sejam beneficiados em todo o Piauí, porque esse projeto é lindo e grandioso”, afirmou Aline.
A veterinária Sara Sobral foi a responsável pela realização da castração da gatinha Mimi e de muitos outros ao longo da última semana. “Esse projeto é muito importante porque, como sabemos, há uma grande demanda por castração para o controle populacional de animais, principalmente animais abandonados e/ou resgatados”, destaca a profissional.
A segunda ação do projeto será realizada em outubro, na cidade de Parnaíba, para cadastro de novos animais e encaminhamento para exames e avaliação antes da castração.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí