Cultura

PL defende festas juninas de São João do Piauí como patrimônio imaterial do Piauí

Projeto apresentado pelo deputado Dr. Gil Carlos já começou a tramitar na Casa.

Foto: PMT
Quadrilheiros em Teresina (PI).

Foi lido, na sessão plenária da última quarta-feira (13) na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei de autoria do deputado Dr. Gil Carlos (PT) que reconhece as festividades juninas do município de São João do Piauí como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Piauí.

Foto: PMT
Quadrilheiros durante apresentação na Praça da Bandeira, centro de Teresina.

A matéria também inclui a cidade no Roteiro da Fé do estado, alterando a Lei nº 7973 de 2023 que institui o Roteiro da Fé e Tradições Religiosas no Estado do Piauí.

“As festividades juninas em honra a São João Batista representam uma tradição cultural profundamente enraizada na identidade do povo piauiense e nordestino como um todo. Anualmente, entre os dias 15 e 24 de junho, São João do Piauí se transforma em um epicentro de celebração, reunindo a comunidade local e visitantes de diversas regiões, fortalecendo os laços sociais e culturais e promovendo o turismo regional. Então apresentamos este Projeto de Lei que tem como objetivo reconhecer e preservar a riqueza cultural e histórica das Festividades Juninas de São João do Piauí, além de estabelecer diretrizes para a sua promoção e sustentabilidade a longo prazo”, explica o deputado Gil Carlos.

As Festividades Juninas de São João do Piauí são uma manifestação cultural autêntica que envolve música, dança, culinária e trajes típicos. O evento atrai turistas de todo o Brasil, gerando receita para a cidade e sua população.

“Esses elementos são fundamentais para a preservação da cultura e identidade da região, contribuindo para a formação da identidade piauiense e nordestina. Com o apoio institucional, podemos promover ainda mais o turismo regional, destacando São João do Piauí como um destino cultural de excelência, além de criar oportunidades de emprego e renda para os habitantes locais, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região”, completou o parlamentar.

Fonte: JTNEWS com informações da Alepi

Última Notícias