Nessa sexta-feira (08/07), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) efetuou a prisão de um hacker suspeito de integrar um grupo criminoso responsável pela invasão de servidores de sites institucionais do Governo do Piauí e de outros estados durante a Operação Cybermáfia, na cidade de Curitiba, no Paraná.
Na investigação, conduzida pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) com o apoio da Seção de Perícias em Informática e do Instituto de Criminalística, a polícia conseguiu identificar o local de origem da invasão do site do Governo do Distrito Federal, que motivou o pedido de busca e apreensão.
Conforme a polícia, o mesmo grupo é investigado pela Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI) da Polícia Civil do Piauí. Na ação criminosa, os envolvidos alteraram páginas da internet ligadas à prestação de serviços públicos, inserindo figuras e dizeres ligados à invasão da Federação Russa junto ao território da Ucrânia.
Esse tipo de invasão é conhecido como defacement ou deface, termos de origem inglesa, que se relacionam ao ato de modificar ou danificar a superfície ou aparência de algum objeto.
Fonte: JTNEWS com informações da PCDF