O 190 da Polícia Militar do Piauí está passando por uma reestruturação para melhorar o atendimento da população. O Centro de Operações Policiais Militares (Copom) recebe, a partir de agora, o reforço no atendimento feito por um call center, em parceria com uma empresa privada, na sede do Comando Geral da Polícia Militar. Anteriormente, o atendimento era realizado por policiais militares, alunos do Centro Educação Profissional da Polícia Militar (CEP) e os selecionados do Serviço Auxiliar Voluntários (SAV).
Neste primeiro momento, 71 atendentes passaram por treinamento intensivo e específico para atendimento do canal de emergência, ministrados por instrutores da Polícia Militar e Secretaria da Segurança, incluindo uma imersão na vivência do Copom do Piauí e experiências de Copoms de outros estados. Em todo o estado, 16 postos distribuídos na capital e em algumas cidades no entorno de Teresina têm realizado esse trabalho de call center com profissionais se revezando para estarem disponíveis e atenderem a população 24 horas do dia, sete dias por semana.
“Além do aumento da capacidade de atendimento do 190 e equipe de prontidão para o registro das ocorrências, o principal benefício para a população é a melhora no tempo de resposta e atendimentos destas ocorrências. Para isso o comandante do Copom, tenente-coronel Cláudio Pessoa, aumentou a equipe de despacho (responsável por gerenciar as equipes que se deslocam para as ocorrências), de seis para oito pessoas”, explica Wrandi Costa, coordenador do call center.
Os dados do mês de junho, com atendimentos exclusivos do call center, já mostram uma maior efetividade no atendimento do 190 para a população. De janeiro a maio deste ano, a média de ligações atendidas por mês eram de 33.485 chamadas. Somente em junho, esse número passou para 43.512, o que representa dez mil ligações a mais na média mensal.
A rapidez no atendimento das chamadas também teve melhorias. De acordo com os números do Copom, de janeiro a maio de 2023, 78% das chamadas eram atendidas em até cinco segundos. Em junho deste ano, 99,6% das chamadas têm sido atendidas em menos de cinco segundos.
Outro dado positivo comprova ainda uma desistência menor da população durante as chamadas para o 190. De janeiro a maio deste ano, uma média mensal de 30% das pessoas desistiam de ficar na linha de espera do 190. Em junho, somente 2,3% da população optou por desistir. O novo modelo de atendimento do Copom conseguiu reduzir a desistência da fila de espera em 95%.“Esses números nos mostram que estamos conseguindo atender um maior número de pessoas e de forma mais rápida”, ressalta Wrandi.
O estado possui 24 centros que realizam o atendimento do canal 190. O Plano de Migração inicia no Copom de Teresina, que atende as cidades de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinho, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil e União. A próxima etapa está prevista ainda a migração dos Copoms de Parnaíba, Floriano, Picos, Bom Jesus e Piripiri, que estão em fase de estudos para execução do plano.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí