O policial penal, Nilson Martins Vasconcelos (Nilsin), estava internado desde o dia 9 de novembro, quando fora acometido de acidente vascular cerebral (AVC) em sua residência, tendo sido inicialmente internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) por aproximadamente 24 horas, de onde transferiu-se para o Hospital São Marcos. Nilsin, deixa a esposa, Joelma de Melo Teixeira Vasconcelos, filhos, netos e irmãos e uma plêiade de amigos.
A família de Nilsin, chegou a divulgar algumas melhoras na saúde do policial penal, mas lamentavelmente não teve avanço para a esperada recuperação. Nilson Vasconcelos atualmente estava lotado na Unidade de Apoio ao Regime Semiaberto (UASA) antiga Casa de Albergados de Teresina, onde exercia a coordenação de segurança e disciplina.
Ele exerceu com esmero diversas funções na Secretaria da Justiça do Estado, foi chefe de Transportes, coordenador do COP (Comando de Operações Prisionais), bem como diretor da Unidade de Administração Penitenciária (DUAP), cuja direção ocorreu quando o policial penal, Welington Rodrigues foi Secretário de Estado da Justiça do Piauí.
Nilson de Sousa Vasconcelos tinha um excelente trâmite junto aos policiais penais do Piauí, era filiado ao SINPOLJUSPI e à Associação dos Policiais Penais do Estado (AGEPEN-PI) de cuja entidade foi um dos fundadores e diretor na primeira diretoria quando presidida pelo policial penal e advogado Jacinto Teles Coutinho.
A policial penal Marli Marques de Oliveira que trabalhava diretamente com Nilsin na UASA, onde ele era coordenador de Disciplina e ela de Administração, de forma bastante emocionada falou ao JTNEWS assim, acerca da perda irreparável e prematura do colega policial penal:
"O Sistema Prisional piauiense perde um policial penal valoroso. Eu perdi um companheiro de trabalho que tive o privilégio de conviver profissionalmente por vários anos, perdi um amigo que estava sempre disposto a ajudar em tudo. Nilsinho era uma pessoa admirável, profissional responsável e comprometido com o trabalho, tinha habilidade em resolver questões administrativas, atento a tudo o que ocorria dentro da Unidade Prisional. Foram dias difíceis para mim a cada notícia que recebia e repassava, a despedida está muito dolorosa. Fica a saudade e as boas lembranças de toda uma convivência respeitosa que partilhamos. Agradeço ao Senhor Deus por me oportunizar trabalhar com o CIDADÃO Nilson Martins Vasconcelos, destacou Marli Marques.
Comoção de familiares e amigos de Nilsin no Cemitério Recanto da Saudade
O policial penal Nilsin, foi velado na Funerária Lótus em Teresina das 10:00 às 15:00 horas desse domingo (28), e posteriormente aconteceu o cortejo fúnebre até o cemitério Recanto da Saudade na BR 343,Teresina a Altos.
No Cemitério houve homenagens de colegas ao policial penal Nilson Vasconcelos, cujas falas ficaram a cargo dos amigos, Jacinto Teles, presidente da Associação Nacional dos Policiais Penais do Brasil (AGEPPEN-BRASIL) e em nome da Associação local dos Policiais Penais do Piauí e de Welington Rodrigues Silva com quem Nilsin trabalhou diretamente quando estiveram juntos na administração coordenada pela então deputada estadual Ana Paula Santana.
Fonte: JTNEWS