Segurança Pública

Policial Penal, Osvaldo Machado, assume direção do DEPPEN no Paraná

A nomeação de Osvaldo, foi comemorada pelo SINDARSPEN-PR, já que era uma das bandeiras de lutas do Sindicato para que um servidor de carreira comandasse o Órgão de Execução Penal do estado

Foto: Divulgação
Policial penal Osvaldo Machado

Nessa segunda-feira (15/08), o policial penal Osvaldo Machado foi nomeado diretor Geral do Departamento de Polícia Penal do Paraná (DEPPEN). Pela primeira vez o Departamento de Polícia Penal será comandado por um servidor da carreira policial penal, e não mais por profissionais de outras corporações, o cargo era ocupado desde 2018 pelo delegado Francisco Alberto Caricati, ex-Nurce em Maringá.

Foto: Divulgação
Policial penal Osvaldo Machado é o primeiro policial penal do Paraná a dirigir po DEPPEN-PR

A nomeação de Osvaldo, que dirigiu a Colônia Penal Industrial de Maringá, foi comemorada pelo Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (SINDARSPEN-PR), já que uma das bandeiras de luta do sindicato era que um servidor de carreira comandasse o órgão e não mais profissionais de outras corporações.

Para o Sindicato, ainda que a Polícia Penal seja nova no estado, o anseio para que um servidor da área assumisse a direção-geral do órgão penitenciário é antigo. Por se tratar de uma entidade sindical, o SINDARSPEN não tem qualquer gerência quanto ao nome escolhido pelo governador para o ocupar o cargo, mas a entidade vinha pressionando para que a escolha se desse entre policiais penais.

“Não fazia o menor sentido que o Deppen seguisse sendo gerido por servidores de outras áreas, quando há no estado policiais penais experientes na gestão penal e com capacidade para a assumir a função”, destacou a presidente do sindicato, Vanderleia Leite.

Para o presidente da Associação dos Policiais Penais do Brasil (AGEPPEN-BRASIL), Jacinto Teles, a nomeação tem muita importância haja vista que ninguém melhor que um integrante da própria Polícia Penal para dirigir os seus destinos.

Foto: Laís Vitória/JTNEWS
Jacinto Teles defende o cumprimento da Constituição da República com relação a direção geral da Polícia Penal por policial penal de carreira em cada estado da Federação, bem como no Distrito Federal e na União

“As polícias têm que trabalhar em harmonia com integração no combate ao crime, entretanto, nenhuma pode avocar a atribuição de outra. Neste sentido a AGEPEN-BRASIL parabeniza o SINDARSPEN-PR pela luta constante em defesa da Polícia Penal do estado do Paraná e declara que essa é uma luta que tem que ser intensificada em cada estado da Federação Brasileira, no Df e na União (Depen-nacional)”, pontuou.

Fonte: JTNEWS

Última Notícias