Este sábado é o Dia do Nordestino, comemorado em todo o Brasil. O objetivo é valorizar este povo, além de sua cultura, pela importância que representa para a economia, turismo e diversas outras formas de apoio ao país.
A data foi instituída no ano de 2009 quando o poeta e compositor Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré, completaria 100 anos de seu nascimento. Patativa morreu em 2002, aos 93 anos.
O Nordeste é conhecido pelas praias, culinária, artesanatos, musicalidade e danças que atraem turistas, mas a educação também é destaque na região.
O Dia do Nordestino foi oficializado em São Paulo, através da Lei 14.952/2009. A capital paulista com a maior população do nordeste fora da região, com cerca de 5,6 milhões de pessoas, o correspondente a 12% da população, segundo informações divulgadas pelo Centro de Tradições Nordestinas.
O Nordeste brasileiro é composto pelos estados de Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Alagoas. A sua área total é de 1.554.257 quilômetros quadrados.
A região tem uma população de cerca de 53 milhões de habitantes, sendo a segunda mais populosa do território brasileiro. Ela é composta etnicamente por 62,5% de pardos; 29,2%, de brancos; 7,8% de negros e 0,5% de indígenas.
Quem foi Patativa do Assaré
Patativa do Assaré foi um poeta e repentista brasileiro. Com uma linguagem simples, o cearense retratava a vida sofrida do povo sertanejo. O poema “Triste Partida”, ficou conhecido em 1964 quando foi musicado por Luiz Gonzaga.
Entre seus livros, muitos foram traduzidos em vários idiomas. Com isso, ele foi tema de estudos na Sorbonne, colégio integrante da Universidade de Paris, na cadeira de Literatura Popular Universal.
Fonte: JTNEWS com informações da