Nesta terça- feira (04/05) entrará em vigor um novo decreto municipal para Jaicós (PI), afim de enfrentamento da COVID-19. Em um novo posicionamento, o atual prefeito, Ogilvan da Silva Oliveira, declara medidas a serem cumpridas a partir de hoje (04/05) até o dia 14 de maio.
No novo decreto, uma das medidas é a proibição da realização de eventos públicos e privadas que causem aglomerações, como festas, confraternizações, além da proibição de eventos esportivos, incluindo competições e torneios.
Como também a proibição da realização da feira livre local, que ocorre todas às segundas-feiras além de todas as atividades comerciais não essenciais. A prefeitura informou que a adoção dessas novas medidas mais restritas, é em decorrência do aumento dos casos de infecção no município, que já atigiu 755 casos confirmados até o momento.
Atividades essenciais
Poderão funcionar de segunda à sexta, respeitando o horário das 07h às 18h, e cumprindo todas as medidas de segurança, os seguintes serviços:
- Supermercados, mercados (somente para comercialização de produtos essenciais) padarias, comercialização de verduras e legumes, oficinas mecânicas, lava-jatos, açougue e frigoríficos.
Poderão funcionar apenas nas segundas, quartas e sextas, respeitando o horário das 07h às 18h, e cumprindo todas as medidas de segurança, os seguintes serviços:
- Lojas de materiais de construção
Poderão funcionar todos os dias da semana, cumprindo todas as medidas de segurança, os seguintes serviços:
- Postos de combustíveis, farmácias, drogarias e borracharias e serviços funerários.
Para as demais atividades
- Templos, igrejas, centros espíritas e outras atividades religiosas, deverão funcionar apenas na modalidade de transmissão online;
- Restaurantes, lanchonetes e trailers alimentícios poderão funcionar somente no sistema de delivery, até às 21h;
- Bares e trailers de venda de bebidas alcoólica permanecerão fechadas durante todos os dias da semana, tanto na zona urbana como na zona rural do município, sendo proibida até mesmo a comercialização na modalidade delivery.
Fonte: JTNEWS