Na manhã da última terça-feira (30/11), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) autuou dois caminhoneiros de 37 e 33 anos por portar, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal na BR-316 em Valença do Piauí.
Deacordo com informações da PRF, os policiais realizaram a abordagem aos veículos de carga M.benz/L 1620 e M.benz/L 1418 R e durante os procedimentos de fiscalização, foi constatado que não havia comprovação do tempo de direção e descanso nas últimas 24h.
Conforme a polícia, ao realizar busca pessoal e veicular foram encontrados 11 unidades de comprimidos do medicamento Nobésio Extra Forte em posse dos caminhoneiros. Um dos condutores confirmou aos policiais que havia ingerido o medicamento no decorrer da viagem.
Segundo os policiais, ao ser questionado sobre a origem do medicamento um dos condutores informou ter recebido de um outro colega na cidade de Picos, sem custos. Já o outro condutor informou ter adquirido o medicamento com um mototáxi em Codó/MA por R$ 40,00 a cartela de comprimidos.
O Nobésio Extra Forte é um medicamento utilizado pelos motoristas como inibidor de sono, comumente conhecido como “rebite”, de forma a prolongar o tempo acordado e poder dirigir por longas distâncias. No entanto, a droga afeta diretamente os reflexos do condutor, podendo ocasionar acidentes.
Os condutores foram autuados na lei do descanso (Lei 13.103/15), pois estavam conduzindo o veículo sem as paradas obrigatórias e sem o descanso necessário nas últimas 24h.
Diante das informações obtidas foi constatada, a ocorrência de Porte de droga para consumo, assim foi lavrado um Termo Circunstanciado por descumprimento do Art. 28 da Lei. 11.343/06 (Porte de droga para consumo).
Fonte: JTNEWS