Policiais Rodoviários Federais prenderam um homem de 22 anos acusado de uso de documento falso e adulteração de elemento de identificação na tarde dessa sexta-feira (26).
A ação foi desencadeada quando os policiais abordaram uma motocicleta HONDA/CG 150 FAN ESDI na BR 343 em Teresina/PI. Os policiais, ao solicitar a documentação pessoal e do veículo, constataram que o documento apresentado pelo condutor apresentava indícios de falsificação.
Os dados estavam inseridos em um documento que havia sido subtraído em Junho de 2019 do Almoxarifado do Detran-PI. Na ocasião, 3.500 documentos em branco foram furtados daquele órgão. Os Policiais detectaram também que os elementos de identificação da motocicleta estavam adulterados, porém não foi possível identificar o veículo original.
A motocicleta será encaminhada à POLINTER para que seja submetida ao exame metalográfico para a posterior identificação.O condutor da motocicleta informou aos policiais que adquiriu o bem pelo valor de R$ 5.000,00 há uma semana de um familiar seu no município de José de Freitas/PI e que não tinha conhecimento da adulteração do bem.
Diante dessa situação, os policiais efetuaram a prisão do homem e o encaminharam juntamente com o documento e a motocicleta para a Polícia Federal na cidade de Teresina/PI para os procedimentos que o caso requer. O condutor poderá responder pelos crimes de Uso de documento falso – Art. 304 da Lei 2.848/1940 (Código Penal), Adulteração de Elemento de Identificação de Veículo e Receptação.
Fonte: Nucom/PRF