O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) autuou 18 postos de combustíveis no Litoral do Piauí devido às diversas irregularidades encontradas durante a Operação Petróleo Real. A operação teve início nessa segunda-feira (21/03) e que segue até sexta-feira (25/03).
A ação do órgão ocorre nos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande do Piauí e Cajueiro da Praia. Ao todo, 45 estabelecimentos foram fiscalizados.
De acordo com o chefe de fiscalização do Procon, Arimatéia Arêa Leão, 11 postos de combustíveis foram autuados por apresentarem ‘bombas baixas’ (quando o cliente paga um valor e recebe uma quantidade de combustível menor que o mostrado no painel), três por não possuírem o equipamento responsável pelo teste de qualidade do combustível, três por não possuírem o Código de Defesa do Consumidor e um por ter um percentual de etanol elevado na gasolina.
“Um posto foi interditado por estar comercializando combustível com 32% de etanol na gasolina, sendo que o permitido é 27%”, afirmou o coordenador.
Em fevereiro deste ano, o Procon realizou a Operação Petróleo Real nos municípios de União, José de Freitas e Altos, no Norte do Piauí. Foram 31 estabelecimentos fiscalizados, sendo 11 autuados por apresentarem irregularidades. Em julho de 2021, os alvos foram postos de combustíveis em Teresina. Na época, foram flagradas irregularidades em 10 bombas vistoriadas, nos 22 postos visitados na capital.
Gasolina mais cara do Nordeste
Um levantamento realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de 13 a 19 de março, logo após a última alta dos combustíveis, em vigor desde o dia 11, mostrou que o Piauí tem gasolina mais cara do Nordeste. O preço médio da gasolina comum é R$ 7,992. Já os Estados da Paraíba e Alagoas têm a gasolina mais barata da região.
Fonte: JTNEWS com informações do G1