Levantamento feito pelo MB Associados, empresa de consultoria que presta serviços na área de análise macroeconômica, mostra que, considerando os resultados oficiais desde 2010 e as projeções até 2022, o estado do Piauí estará em segundo lugar no ranking de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).
Os cinco primeiros colocados deverão ser Mato Grosso com 41,1%, Piauı́ logo em seguida com 34,5%, Roraima 28,3%, Tocantins 28,1% e o Mato Grosso do Sul em quinto lugar, também com 28,1%.
O Secretário de Fazenda do Piauí e Presidente do Comsefaz, Rafael Fonteles, comemorou a notícia em vídeo postado nas redes sociais. "Uma notícia excelente que coloca o estado do Piauí como o segundo maior crescimento no PIB de 2010 pra cá, considerando os 27 estados brasileiros. Um crescimento de 34,5%, cerca quatro vezes o crescimento da média do país. É sinal que estamos no caminho certo do desenvolvimento, do crescimento econômico, da geração de emprego", declarou Fonteles.
Segundo a pesquisa da empresa de análise, o motivo para tal crescimento é devido as novas fronteiras agrícolas que foram surgindo, especialmente na região do Mapitoba (Maranhão, Piauı́, Tocantins e Bahia). De acordo com a projeção, o Piauı́ e o Tocantins entre os 5 de maior crescimento demonstram o grande desenvolvimento dos estados.
Fonte: JTNEWS com informações do G1