Na manhã desse domingo (08), um avião monomotor caiu na BR-316, nas proximidades do bairro Lourival Parente, em Teresina. O acidente deixou o piloto da aeronave, o neurocirurgião Jacinto Lay, gravemente ferido. A queda também causou ferimentos graves a uma mulher que estava em uma motocicleta e foi atingida pelo avião durante o pouso de emergência.
Antes da queda, Jacinto Lay comunicou à torre de controle do Aeroporto Senador Petrônio Portella que estava enfrentando uma pane na hélice da aeronave e que tentaria realizar um pouso forçado. O médico informou que procuraria um campo para pousar, mas optou por aterrissar na BR-316, onde a aeronave acabou colidindo com uma van, atingindo a passageira de uma motocicleta e, em seguida, chocando-se contra uma estrutura de parada de ônibus.
Após o acidente, Jacinto Lay foi socorrido inconsciente e levado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde foi constatado traumatismo cranioencefálico e fraturas nas pernas. Ainda no início da tarde, o neurocirurgião foi transferido para a UTI do Hospital São Marcos, onde permanece em estado grave.
A mulher atingida pela aeronave também sofreu traumatismo cranioencefálico e passou por cirurgia no HUT. O hospital informou que ela será transferida para a UTI e que seu estado é grave, porém estável.
Este é o segundo acidente aéreo envolvendo Jacinto Lay em pouco mais de um ano. Em março de 2023, o médico sofreu outro acidente com uma aeronave em uma fazenda na zona rural de Timon, no Maranhão. Na ocasião, ele perdeu o controle do avião e fez um pouso forçado em uma área de mata, sofrendo apenas uma fratura no pé.
Jacinto Lay também foi alvo de criminosos em janeiro de 2023, quando uma aeronave de sua propriedade foi roubada do Clube de Ultraleve do Piauí, em Teresina. O avião foi localizado dias depois, em Mato Grosso, após ter caído na região de Itapaiuna. Segundo a Polícia Civil, o avião havia sido pintado e adulterado pelos criminosos.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1