O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta quinta-feira (16/11), a Unidade Integrada de Segurança Pública (Uisp) Encontro dos Rios, instalado no Complexo Turístico Cabeça de Cuia, na zona norte de Teresina. O gestor garantiu que, em breve, será inaugurada a Patrulha Cidadã e destacou as ações para o reforço na segurança pública em Teresina e em todo o estado.
Rafael explica que a integração efetiva da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros em locais de grande circulação facilita o atendimento à população.
"Em breve, vamos inaugurar a Patrulha Cidadã, que é o modelo de polícia comunitária, sobretudo naqueles bairros com os maiores indicadores de violência. Você tem a polícia mais próxima da comunidade, inclusive com um conselho que vai envolver as forças policiais, as associações de bairros e os movimentos comunitários", destaca Fonteles.
O governador explica que os investimentos em segurança pública já refletem nas estatísticas. Em Teresina, os índices de homicídios estão em queda pelo quinto mês consecutivo.
“Na capital, a redução está acima de 40%, quando comparamos julho e agosto deste ano com o ano passado", acrescenta o gestor.
Para o coronel Scheiwann Lopes, comandante da Polícia Militar (PM-PI), a materialização desta unidade na zona Norte é uma continuação do que já foi feito na Avenida Raul Lopes, que também ganhou uma Uisp.
"Vamos reforçar o policiamento de uma forma especial. É a segunda, de uma série de várias que estamos planejando. Essa unidade tem todo o serviço da Polícia Militar, além do Corpo de Bombeiros, por conta de que nós temos aqui o encontro do Rio Poti e Parnaíba e as pessoas que fazem passeios de barco e jet ski. Então, é necessária a presença do Corpo de Bombeiros com o nosso policiamento fluvial", destaca o militar.
O espaço conta com ambientes climatizados, alojamento para os policiais, banheiro, copa, além de uma área de convivência, área cultural e estacionamento para viaturas. A obra foi executada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e recebeu investimentos de R$ 390.000.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí