O Presidente Lula, afirmou que vai conversar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, “sobre os problemas que ele quer conversar”.
O encontro está marcado para acontecer nesta quarta-feira (20), em Nova York, nos Estados Unidos, onde acontece a 78ª Assembleia-Geral da ONU.
Questionado sobre a expectativa para o encontro, o presidente brasileiro disse que será uma conversa entre “dois presidentes de países, cada um com seus problemas, cada um com suas visões”.
Essa será a primeira vez que Lula e Zelensky se encontrarão presencialmente. Em maio, Lula escapou do presidente da Ucrânia durante a cúpula do G7, no Japão. Os ucranianos atribuem a culpa a Brasília, que teria demorado a responder o pedido de reunião. Em março, eles conversaram apenas por videoconferência.
Zelensky tem acusado o petista de “coincidir com as narrativas” do autocrata russo Vladimir Putin, após o mandatário brasileiro ter dito que nem Rússia, nem Ucrânia querem a paz.
Em seu discurso na Assembleia-Geral da ONU, nesta terça-feira (19), o presidente ucraniano denunciou a invasão russa e criticou a inércia do Ocidente em relação ao conflito.
Fonte: JTNEWS com informações de O Antagonista