A Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Jaicós, anunciou na última segunda-feira (9) que as missas na igreja matriz, localizada no centro da cidade, estão suspensas. As celebrações acontecerão na igreja de São Judas Tadeu, no bairro Serranópolis.
A decisão de suspender as missas na Igreja Matriz de Jaicós também reflete o crescente medo dos fiéis, que temem que o teto da igreja desabe, já que a estrutura está extremamente comprometida.
Com infiltrações visíveis, danos causados por cupins e o forro de madeira em processo de queda, muitos frequentadores estão apreensivos, especialmente porque a igreja recebe pessoas diariamente.
A medida preventiva visa evitar qualquer tragédia, dado o risco iminente de colapso, especialmente com a chegada do período de chuvas fortes.
Prédio tombado
A Igreja Matriz de Jaicós, tombada como patrimônio histórico pela Fundação Cultural do Piauí (Fundac), foi construída entre 1833 e 1839. Por ser tombada, qualquer reforma precisa seguir um processo burocrático que envolve o Governo do Estado e a Secretaria de Cultura. A última reforma ocorreu há cerca de 5 anos, com um investimento de 200 mil reais. A igreja também passou por grandes obras em 2005.
Fonte: JTNEWS