O governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) recuou e disse não ter previsão para reabertura das escolas estaduais. No entanto, ele não descarta que os alunos só voltem para as aulas, de forma presencial, no ano que vem.
O Governo de Minas retomou as aulas para alunos da rede estadual em regime de teleaulas nesta semana.
Em entrevista à rádio Itatiaia nesta quarta-feira (20), Zema afirmou que é a favor do adiamento da data de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e que atividades em locais de grandes aglomerações "dificilmente vão acontecer este ano novamente".
"Se o Enem for significar grandes aglomerações, e pelo que eu sei sempre foi, eu sou favorável a um adiamento ou então que faça de uma forma que as pessoas não fiquem concentradas. Mas eu tenho dito que a volta às aulas, eventos sociais, festas, e eventos esportivos, como jogos de futebol, na minha opinião muito dificilmente vão acontecer este ano novamente".
Depois da entrevista, o governador foi às redes sociais para "pedir calma" e dizer que as aulas não tem previsão de serem retomadas e que o governo tem "monitorado a pandemia"
Em nota, a SEE (Secretaria de Estado de Educação) informa que "em consonância com as medidas e protocolos adotados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG)" as atividades com aglomeração de pessoas não tem previsão para serem retomadas.
"Não é possível afirmar como será o comportamento da pandemia nos próximos meses. Por isso, as escolas seguem fechadas, sem previsão para reabrirem. Havendo mudança de cenário, as aulas poderão ser retomadas", diz a nota.
Fonte: Jornal Estado de Minas