Saúde

Rússia anuncia aprovação do primeiro lote de uso civil da vacina contra COVID-19

O serviço federal de vigilância sanitária do país, o Roszdravnadzor, aprovou a Sputnik V, vacina contra a COVID-19

Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde
Secretaria volta a alertar para a importância de que grupos de risco procurem mais as salas de vacina

O governo da Rússia anunciou nessa segunda-feira (7) que o primeiro lote da Sputnik V, vacina contra a COVID-19, recebeu aprovação do serviço federal de vigilância sanitária do país, o Roszdravnadzor.

Foto: Breno Esaki / Secretaria de Saúde

“O primeiro lote da vacina para prevenir a infecção pelo novo Coronavírus passou nos testes de qualidade exigidos nos laboratórios de Roszdravnadzor e foi produzido para circulação civil”, disse o ministro da Saúde russo, Mikhail Murashko.

Segundo o ministro, a circulação civil significa que os cidadãos dos grupos de risco vão ser vacinados. Entre eles, professores e médicos. “Num futuro próximo está previsto o fornecimento dos primeiros lotes da vacina para as regiões”, disse.

A Sputnik V ainda está na fase 3 de testes. Mesmo assim, a Rússia aprovou a vacina.

Na sexta-feira (4), a revista científica The Lancet divulgou um estudo que aponta que a Sputnik V não teve efeitos adversos e induziu resposta imune ao novo Coronavírus. O estudo apresenta resultados referentes às fases 1 e 2 de testes.

A Sputnik V, que é uma criação de cientistas russos do Instituto Gamaleya, foi testada em 76 pessoas. Segundo a Lancet, os voluntários não apresentaram efeitos adversos até 42 dias depois da imunização dos participantes. Todos desenvolveram anticorpos para o novo Coronavírus em 21 dias.

Fonte: Poder360

Última Notícias