A secretária municipal de Saúde de Elesbão Veloso [que fica a 164 Km de Teresina e localizada às margens da BR 316], Maria Augusta Barbosa, conhecida como "Tindu", enviou áudio no WhatsApp orientando aliados em quem votar na eleição para conselheiro tutelar.
Ela indicou nomes favoráveis ao cunhado, o prefeito Ronaldo Barbosa (PTB), e explicou que a medida visa “blindá-lo” junto ao Ministério Público.
“Eu quero lhe pedir ajuda para amanhã na eleição do Conselho Tutelar votar em um desses três aqui que são do lado do Ronaldo. O Ronaldo precisa da maioria lá no Conselho, porque eles vão trabalhar direto com a juíza e o promotor, e se o Ronaldo não tiver a maioria lá, toda hora vão estar denunciando a Secretaria e o Ronaldo. Espero que você ajude e peça mais alguém para ajudar”, disse Tindu.
Os candidatos da Secretária de Saúde e consequentemente do Prefeito Ronaldo Barbosa foram os das fotos:
Eleitores em todo o Brasil foram às urnas no último domingo (6), para escolher os novos integrantes dos conselhos tutelares, órgãos públicos que defendem os direitos das crianças e dos adolescentes.
A eleição recebeu grande atenção pelo país, com mobilização nas redes sociais e um comparecimento maior às urnas em várias capitais na comparação com a disputa anterior, de 2015.
Ao contrário das demais eleições do país, no caso dos conselhos tutelares o voto é facultativo e há pouca divulgação sobre quem são os postulantes, havia, pois essa última eleição já hopuve bastante divulgação. A votação é aberta para qualquer cidadão que tenha título eleitoral.
O Que é o Conselho Tutelar?
É um órgão permanente e autônomo, com competência territorial de um município, que deve ter atendimento disponível 24 horas por dia e responsabilidade de zelar pela proteção dos direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes. É obrigado a prestar contas.
Qual a duração do mandato?
Eles assumem em 10 de janeiro 2020 e terão mandato de 4 anos. É cabível a reeleição por vários mandatos.
Quais os direitos dos conselheiros?
Eles serão remunerados pelo orçamento municipal e possuem direito a férias, licenças, 13º salário e cobertura previdenciária.
Fonte: JTNews