O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esteve reunido nesta quarta-feira (11), com as equipes que estão implementando o Programa Alfabetiza Piauí em Floresta do Piauí, Paquetá e Aroeira do Itaim, municípios da região sul do Piauí.
O objetivo é acompanhar as atividades de aprendizagem de jovens e adultos matriculados no programa Alfabetiza Piauí, bem como alinhar as ações envolvendo as equipes das Gerências Regionais de Educação (GREs), gestores escolares, professores classificados no seletivo Alfabetiza Piauí e lideranças locais ligadas à associação de produtores rurais e quilombolas nestes municípios.
No município de Floresta do Piauí, a 373 quilômetros de Teresina, Washington Bandeira, acompanhado do superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Paulo Henrique, iniciaram o roteiro de visitas com as equipes técnicas no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Wilson Nunes Martins Filho, escolas pertencentes à 8ª GRE.
De acordo com o secretário, o diálogo mais próximo dos gestores torna possível identificar os desafios e ampliar a busca ativa por jovens e adultos para iniciarem o processo de alfabetização.
“Estamos visitando os municípios Floresta, Paquetá e Aroeira do Itaim e nos reunindo com as equipes da Seduc e da comunidade local para intensificar as ações do Alfabetiza Piauí, formando mais turmas e, reduzindo os índices de analfabetismo de jovens e adultos nesses três municípios. A nossa meta é nos próximos anos atingir a menor taxa de analfabetismo de jovens e adultos do Brasil”, afirmou Washington Bandeira.
O professor José Auxiliador, gestor da escola que foi transformada em Tempo Integral no ano passado, elencou as principais estratégias desenvolvidas para atrair jovens e adultos para a primeira turma, formada por 49 estudantes.
“Fizemos toda a campanha de mobilização que a Seduc orientou quanto a busca ativa de jovens e adultos para Programa Alfabetiza Piauí como as visitas nas casas, carro volante e panfletagem na feira da cidade. As professoras classificadas no processo seletivo também entraram nessa busca”, frisou o gestor.
Paquetá do Piauí e Aroeira do Itaim
Na segunda escola visitada, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Geraldino Clévis, o destaque ficou para o diálogo com as equipes gestoras e lideranças locais ligadas à Associação de Produtores Rurais, Quilombo Custaneira, Tronco, Cana Brava e Mutamba. Nas regiões, a equipe do Alfabetiza Piauí iniciou a alfabetização de 43 estudantes, entre jovens e adultos.
Antônia Luísa da Conceição, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paquetá e presidente da Associação Quilombola de Canabrava dos Amaros, destacou a importância da ação. “Existem muitas pessoas que ainda não sabem ler e escrever, muitas vezes nem escrevem o próprio nome. O Alfabetiza Piauí é uma ação de cidadania”, afirmou.
A ex-aluna do Ceti Geraldino Clévis, Elizete Sousa, está participando da iniciativa do Programa Mulheres Mil, com o curso de Ciências Biológicas. “Temos muitos talentos aqui que só precisam de uma oportunidade para se destacarem, tanto no mundo do trabalho como para um desenvolvimento pessoal”, agradeceu.
A última parada do dia foi em Aroeira do Itaim, no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) São José. A comitiva da Seduc esteve reunida com a equipe gestora e lideranças locais ligadas à Associação de Produtores Rurais e Quilombolas.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí