A Prefeitura de Teresina (PI), em parceria com o Banco Mundial, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), vai investir quase um milhão e meio de reais em diversas ações de proteção e preservação do meio ambiente, além da reestruturação de toda a rede ambiental da capital. O recurso já está garantido através do Programa Lagoas do Norte.
O compromisso foi firmado durante reunião entre a secretária Elisabeth Sá e assessores técnicos do Programa.
“O Lagoas do Norte tem um trabalho importante junto a várias secretarias do município para estruturar, equipar, capacitar servidores no sentido de modernizar a gestão e torná-la mais eficiente. É esse trabalho que estamos executando com a SEMAM e é importante porque ele vai permitir que a secretaria atualize seus procedimentos, inclusive a legislação e os processos de licenciamento”, afirma Ângelo Cavalcante, diretor geral do programa.
Segundo a secretária, já foram estabelecidas metas para os próximos 100 dias de gestão e entre elas está o Plano de fortalecimento da Gestão Ambiental.
“A nossa primeira missão aqui a frente da SEMAM será a criação do Código Ambiental que ainda não existe no município. Essa é nossa prioridade zero. Além disso, vamos investir na reestruturação de toda a secretaria com compra de equipamentos, reforma do prédio, capacitação de pessoal e também para tornar os processos mais eficientes. Precisamos nos modernizar para atender com mais eficácia nossas demandas ambientais”, ressaltou.
Foram estabelecidas ações prioritárias e o plano de trabalho e consultoria é quem vai nortear todos esses investimentos, incluindo, a revitalização de todo o Parque da Cidade João Mendes Olímpio de Melo, onde fica localizado a SEMAM, na zona norte de Teresina. Inaugurado há quase 40 anos, o local é considerado área de preservação ambiental, destinada ao lazer e recreação, onde se pode praticar esporte e usufruir do contato direto com a natureza.
Fonte: JTNEWS com informações da Prefeitura de Teresina