Está previsto para encerrar neste domingo o final das aplicações da segunda dose de CoronaVac, vacina contra a Covid-19, na cidade de Serrana, no interior de São Paulo, onde é sediado um projeto pioneiro do Instituto Butantan para testar os efeitos da imunização em massa na população com idade superior a 18 anos.
Segundo informações da grande mídia o Projeto "S" concluiu sua primeira fase em 14 de março com participação de mais de 27 mil pessoas da cidade, o equivalente a 97% do público-alvo da pesquisa. Três dos quatro subgrupos em que os voluntários foram separados para o estudo já receberam a segunda dose nos últimos dias, com comparecimento de 94% no grupo verde, 93% no amarelo e 88% no cinza.
Os primeiros resultados oficiais dos estudos do Projeto S só sairão nas primeiras semanas de maio, 15 dias após a aplicação da segunda dose, porém a cidade já observa melhora no sistema de saúde. Em entrevista ao jornal O Globo, o prefeito Léo Capitelli (MDB) comemora que há dez dias nenhum paciente é intubado.
Em meados de março, 69% dos testes deram positivo, contra 30% no período atual. Profissionais de saúde têm notado uma gravidade menor nos quadros do que antes, informou a O Globo Leila Gusmão, secretária municipal de Saúde.
Apesar da melhora nos índices, os moradores de Serrana ainda precisam usar máscaras e praticar o distanciamento social, porque há segmentos da população que não fazem parte do Projeto "S". Menores de 18 anos, gestantes e pessoas com comorbidades não foram imunizadas.
Fonte: JTNEWS com informações do noticias.yahoo.com