“A situação é dramática”, a frase do Prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes, resume o cenário financeiro atual enfrentado pela equipe de transição na prefeitura da capital. Silvio revelou em entrevista na manhã de hoje(14) que o município foi incluído no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), se tornando uma cidade devedora com o poder público federal.
O débito atual da Prefeitura de Teresina, até agora levantado pela equipe de transição, é de R$ 800 milhões.
Com o registro da prefeitura no banco de dados que cadastra débito para com órgãos e entidades federais, o município fica impedido de celebrar convênios, acordos, ajustes ou contratos que envolvam o desembolso, a qualquer título, de recursos financeiros. Assim como repasses de valores de convênios ou pagamentos referentes a contratos.
Silvio Mendes lamentou o contexto de dívidas.
“Acabei de receber a informação da procuradora que a prefeitura entrou em situação de inadimplência com o Cadin. O Cadin é uma Serasa do poder público. Então a prefeitura hoje não pode nem fazer, nem receber qualquer recurso do governo federal. Isso é dramático, a cidade precisa de tudo, na gestão, na relação com as pessoas. É um desafio grande e se precisa ter paciência e tranquilidade para resolver”, afirmou.
Indagado sobre como solucionar o impasse, Silvio revelou que já busca alternativas.
“Estou recebendo a notícia agora, vamos atrás para saber qual solução vamos buscar. Se a gestão já tem tanta reclamação, com o Cadin e sem essas transações piora muito”, concluiu.
Fonte: JTNEWS com informações da Cidade verde