O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou o advogado José Maria de Araújo Costa, para o cargo de Juiz Titular, do Tribunal Regional Eleitoral no Estado do Piauí (TRE-PI), José Maria substitui o também advogado Tiago Mendes de Almeida Ferrer.
Já o advogado Fábio Leal da Silva Viana, foi anunciado como novo juiz substituto, que assumirá a vaga antes ocupada pelo advogado Marcelo Leonardo Barros Pio, cujo biênio encerrou-se, mas Marcelo estava concorrendo à recondução, no que foi rechaçado pelo Presidente da República no seu poder discricionário de nomeação de um dos integrantes da lista tríplice.
As duas nomeações foram oficializadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Diário Oficial da União do último sábado, 23 de dezembro de 2023. Confira a íntegra do documento CLICANDO AQUI.
O JTNEWS entrou em contato com o advogado já nomeado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e este falou da sua satisfação de ocupar o honroso cargo de Juiz no Tribunal Regional Eleitoral no Piauí.
“Fico muito honrado em ser nomeado pelo Presidente Lula para esta importante função de Juiz Eleitoral no Estado do Piauí. É um cargo que vem coroar a minha atuação profissional como advogado dedicado ao Direito Eleitoral”, declarou o advogado eleitoralista, José Maria, agora juiz eleitoral do TRE-PI.
José Maria de Araújo Costa foi o primeiro a ser escolhido, uma vez que o Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) definiu em 8 de maio 2023, a lista tríplice para escolha de membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), oriundo da advocacia (classe jurista) para o biênio 2024/2025.
A lista havia sido composta pelos advogados José Maria Costa, Leandro Cavalcante e Guilardo Medeiros, escolhidos pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Piauí.
O mais votado foi o jurista José Maria de Araújo Costa com 16 votos; Leandro Cavalcante de Carvalho teve nove votos e Guilardo Medeiros Graça obteve oito votos.
A lista, cuja vaga surgiu devido ao encerramento do segundo mandato do advogado Thiago Férrer no cargo, foi enviada ao presidente do TRE-PI, desembargador Erivan Lopes. Em seguida, os nomes seguiram para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que os enviou à Presidência da República para que o Chefe do Poder Executivo escolhesse e nomeasse o juiz titular do TRE-PI.
Fonte: JTNEWS