Piauí

Vigilância Sanitária exige que máscaras caseiras tenham pelo menos três camadas de tecido

As máscaras devem ser compostas de uma camada de tecido não impermeável na parte frontal, tecido respirável no meio e um tecido de algodão na parte em contato com a superfície do rosto

Foto: Rennan Calixto
Para evitar transmissão do vírus através da própria máscara, é necessário ter em mente o uso correto dela.

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa) republicou, neste domingo (14), a Recomendação Técnica Nº 013, que trata sobre as medidas para a utilização correta de máscaras faciais de uso não profissional.

Foto: Rennan Calixto

A republicação se deu mediante uma alteração realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no que diz respeito a fabricação correta das máscaras faciais caseiras.

De acordo com o documento republicado, as máscaras caseiras agora terão a obrigatoriedade de possuir três camadas de tecidos na sua fabricação, sendo uma camada de tecido não impermeável na parte frontal, tecido respirável no meio e um tecido de algodão na parte em contato com a superfície do rosto.

“Essas exigências da Anvisa para a fabricação das mascaras faciais caseiras é mais uma medida como forma de oferecer uma proteção mais segura e eficaz para a população contra o Coronavírus”, ressaltou a diretora Divisa, Tatiana Chaves.

No Piauí, o uso da máscara de proteção facial se tornou obrigatório desde o dia 22 de abril, após a publicação do decreto do Governo do Estado, como medida adicional de saúde pública no combate a disseminação da COVID-19, porém, a Vigilância Sanitária do Estado ressalta, que o uso de máscaras faciais não substitui as demais medidas de proteção para evitar a proliferação do Coronavírus.

“As medidas de higienização das mãos são fundamentais para evitar o acometimento maior de pessoas contaminadas, não só pelo Coronavírus, mas também pela transmissão de outras doenças infecciosas”, alertou Tatiana Chaves.

O documento republicado com as recomendações técnicas das medidas para a utilização e fabricação correta de máscaras faciais caseiras está disponível no site da Vigilância Sanitária do Estado para o conhecimento e apreciação de toda a população, por meio do link (www.saude.pi.gov.br/divisa).

Fonte: Governo do Piauí

Última Notícias