Saúde

Wellington Dias acerta parceria para abrir mais leitos de COVID-19 em Parnaíba (PI)

O governador Wellington Dias agradeceu o apoio do prefeito Mão Santa e destacou que ambos têm trabalhado em cooperação desde o início da pandemia

Foto: Ascom/Governo do Piauí
O governador Wellington Dias em reunião com o prefeito Mão Santa

O governador Wellington Dias se reuniu, nessa terça-feira (9/03), com o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, para tratar da ampliação de leitos de COVID-19 na região. Na oportunidade, ambos assinaram um termo de cooperação técnica para a reabertura e estruturação do hospital de campanha Nossa Senhora de Fátima.

Foto: Ascom/Governo do Piauí
O governador Wellington Dias em reunião com o prefeito Mão Santa

Com a nova onda da doença e o aumento significativo dos números de casos de internação, o sistema de saúde piauiense tem tentado se adequar para não colapsar e a parceria entre os entes federados se faz cada vez mais necessária.

O governador Wellington Dias agradeceu o apoio do prefeito Mão Santa e destacou que ambos têm trabalhado em cooperação desde o início da pandemia.

O prefeito Mão Santa também agradeceu a parceria com o Governo do Estado e destacou que, no hospital de campanha Nossa Senhora de Fátima, há aparelhos modernos tanto para UTIs como semi-UTIs. “Nesse momento de dificuldade, a importância é a saúde dos doentes”, declarou.

O secretário de Saúde, Florentino Neto destacou que toda a parte burocrática deve ser completada essa semana e haverá uma avaliação da equipe técnica. “A expectativa é que, na próxima semana, essa fase seja finaliza e os novos leitos já estejam disponíveis”, disse. O secretário disse que está sendo analisada a quantidade de leitos.

Em sua passagem por Parnaíba, o governador também visitou o Hospital Regional Dirceu Arcoverde que está passando por uma reforma. De acordo com o chefe do executivo piauiense, o hospital atende a população da região norte do Piauí e também alguns paciente do Maranhão e do Ceará.

“Alcançamos aqui a marca de 28 leitos exclusivos para COVID-19 e 30 leitos de UTIs para outras doenças. Este é um número que antes não chegamos a imaginar, tendo em visita a dificuldade que foi para os primeiros dez leitos, por isso destaco a importância da ciência e da presença da universidade”, comentou.

O governador também fez um apelo à população para que continue seguindo as regras sanitárias para evitar a transmissibilidade. “Estamos acelerando as vacinas e recebi uma notícia muito boa que o Consórcio de Vacinas com a liberação de aproximadamente três milhões de vacinas da AstraZeneca. O nosso objetivo é ter de março à maio um volume de vacina voltado para os mais idosos, para ir reduzindo o número de internações e óbitos” , comentou.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Última Notícias