Semana Nacional do Livro e da Biblioteca: conheça o trabalho de Eliane Miranda
Vamos aproveitar a pandemia para ler!"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.” André Maurois.
RAIO X
Nome Eliane Regina de Andrade Miranda
Nasceu em Patos de Minas/MG
Mora no Guará/DF
Aniversário 13 de dezembro
Família Filha Ana Marina (20)
Profissão Professora desde 1997
Lotação Biblioteca Pública de Ceilândia Carlos Drummond de Andrade
Participa do Fórum Coleta Seletiva Consciente de Ceilândia
Lugar preferido Sua Casa
Comida preferida Churrasco
Bebida preferida Água
Natureza Céu de Brasília
Hobby Leitura
Estação do ano Primavera
Estação de rádio CBN
Programa de TV Globo News
Livros preferidos “O Tempo e o Vento”, de Érico Veríssimo, “Os Pilares da Terra”, de Ken Follett, “2001 - Uma Odisseia no Espaço”, de Arthur C. Clark, “Sapiens... Uma Breve História da Humanidade”, de Yuval Noah Harari , “A Menina Derretida” e “A Lagarta Vitória” da autora Giulieny Matos
Filme preferido 2001 - Uma Odisseia no Espaço
Time de futebol Atlético Mineiro
Ama Ler
Detesta Intolerância
Odeia Fanatismo
Não suporta Violência
Qualidade Admirar as minúcias da vida
Defeito Insegurança
Mania de Balançar as pernas
Medo de Ficar doente e depender de outras pessoas
Um sonho Alcançar a aposentadoria para ter mais tempo para ler
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
(Decreto nº 84.631/1980)
23 a 29 de outubro
Nossa querida Eliane Andrade começou a trabalhar muito cedo, numa empresa, apenas com 9 anos. Catava feijão na esteira. Sempre com uma grande parcela de responsabilidade dentro da casa materna, estudou muito e se profissionalizou. Graduou-se em letras e fez pós-graduação em linguística.
"Sou Biblioteca Pública de Ceilândia Carlos Drummond de Andrade,
Venha me conhecer, leitor de qualquer idade.
Sou instituição pública cultural moderna e informatizada,
Centro de informação muito considerada."
Professora Eliane Andrade
Passou no concurso da Secretaria de Educação em Brasília e assumiu a sala de aula. Por um período, precisou afastar-se para tratamento de saúde. Ao retornar, foi lotada na Biblioteca de Ceilândia, onde realiza maravilhoso trabalho há 15 anos.
Eliane Andrade, promotora de leitura da Biblioteca da Ceilândia
O que Eliane mais gosta na Biblioteca da Ceilândia, além dos livros, é claro!, (risos), são os projetos de leitura e os projetos ecológicos que coordena. Suas principais iniciativas e projetos desenvolvidos são: o Projeto EcoTeca, voltado para a educacao ecológica da comunidade e de alunos das escolas públicas; o Projeto Bebê-Lê-Teca, idealizado para contar histórias para bebês dentro das barrigas e para crianças até 4 anos, para fortalecer o vínculo entre pais e filhos durante primeira infância.
O Projeto MiniTeca, com o objetivo de transpor os muros da biblioteca, leva a leitura para o mundo. Eliane visita hospitais, postos de saúde, escolas e até mesmo invasões para proporcionar leitura em espaços onde a biblioteca não chega. Já o Projeto trocalivros.com é uma ação presencial que oportuniza a troca de livros entre a biblioteca e comunidade.
Eliane Andrade é uma daquelas pessoas criativas que dinamiza o espaço da biblioteca e ajuda a torná-lo um lugar prazeroso e atrativo para o leitor. Ela, juntamente com a equipe BPC, realizam encontros com o autor e leitores, contação de historias, eventos diversos. Para o 23º aniversário da Biblioteca Púbica de Ceilândia, receberam, para comemorar, toda a equipe governamental, inclusive com presença do vice-governador.
Neste mesmo evento homenagearam a escritora Giulieny Matos trazendo turmas das escolas públicas para conhecer a autora pessoalmente. Para recepcioná-los, esculpiram a personagem do livro Menina Derretida em isopor, artigos expostos para agradar os frequentadores do local.
Muito romântica e integrada com a natureza, nossa homenageada sente-se renovada quando um gavião Quiriquiri pousa em seu braço, ou uma borboleta em sua mão se assenta. Fica admirada ao registrar um João-de-Barro fazendo pose para fotos, ou perceber, todos os dias, a visita de um lagarto enquanto está aguando o jardim da Biblioteca.
Neste mesmo recanto, fica maravilhada ao acompanhar o desenvolvimento diário das dezenas de mudas de ipês, das árvores frutíferas e das flores que plantou. Tudo gravado, fotografado e documentado, material prontinho para exposição após a pandemia. Ela é uma verdadeira artista observadora da natureza.
Dentro do mundo mágico da biblioteca, Eliane se encontra e se perde. Ela se perde em meio a lindas e várias leituras e se encontra apontando e indicando um livro para um leitor. Eliane se perde atrás de pilhas de livros para organizar, e se encontra quando vê um projeto criado dar certo. “Quando estou dentro da biblioteca eu sinto a força das pessoas e dos livros.” Para agradar o leitor infante, inventa e tudo dá certo! De vez em quando, até fantasiada comparece ao trabalho para alegrar as crianças.
Troféu de super Amiga da Biblioteca para Eliane Miranda
Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.
Comentários
Últimas Notícias
- Política Silvio Mendes comemora manutenção de recursos para a saúde em Teresina
- Geral Idepi conclui construção de passagem molhada na zona rural de Massapê do Piauí
- Geral Homem é encontrado morto em frente a espaço cultural no Centro de Teresina
- Geral Ministério Público investiga contratos de R$ 55 milhões na gestão do Dr. Pessoa
- Cultura Teresina recebe 6ª edição do festival Trisca nesta terça-feira (3)
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Motorista que matou mulher em Teresina estava sob efeito de droga e com CNH vencida
- Justiça PF investiga envolvimento da vereadora eleita Tatiana Medeiros com membro do Bonde dos 40
- Geral Rafael Fonteles inaugura Restaurante Popular no Dirceu na próxima segunda-feira (02)
- Justiça "Eles mataram meu filho ali, não prestaram socorro": Mãe chora a morte do filho de 2 anos após choque elétrico
- Geral Polícia prende três suspeitos por assalto em circo e estupro de artista no Maranhão