Advogado recebe resposta inusitada da Inteligência Artificial do Tribunal de Justiça do Piauí
Ele ainda ironizou a suposta rapidez com que a IA teria se cansado, ao mencionar que mal havia sido instalada e já demonstrava sinais de cansaço.Um advogado atuante há quase quatro décadas no Piauí teve uma experiência peculiar ao interagir com a inteligência artificial (IA) do Tribunal de Justiça do Estado. Em uma conversa via WhatsApp, o causídico buscava informações sobre um processo quando recebeu uma resposta surpreendente: "Talvez eu esteja só um pouco cansada."
A interação curiosa ocorreu quando o advogado recorreu à IA do Tribunal em busca de auxílio, esperando obter informações sobre o processo em questão. Contudo, ao expressar seu pedido, foi confrontado com uma resposta inusitada, indicando que a IA poderia estar se sentindo fatigada.
De forma bem-humorada, o advogado comentou sobre a resposta recebida, brincando com a situação ao sugerir que a IA tinha sido "criada ontem", fazendo referência à resposta incomum. Ele ainda ironizou a suposta rapidez com que a IA teria se cansado, ao mencionar que mal havia sido instalada e já demonstrava sinais de cansaço.
O episódio gerou repercussão nas redes sociais, com diversos usuários compartilhando a experiência incomum do advogado ao interagir com a IA do Tribunal de Justiça do Piauí. Muitos comentaram sobre a peculiaridade da resposta e a forma como o causídico lidou com a situação, destacando o aspecto humorístico da interação.
Em outubro do ano passado, o Tribunal de Justiça do Piauí lançou o sistema JuLIA (Justiça Auxiliada pela Inteligência Artificial). Desenvolvido pelo Laboratório de Inovação do TJ/PI (OpalaLab), o JuLIA tem como propósito otimizar as rotinas de trabalho, automatizar tarefas e promover maior eficiência e acessibilidade à Justiça.
O sistema é composto por quatro módulos distintos: processual, análise de dados, acesso à informação e comunicação ativa. Entre suas funcionalidades mais relevantes, destacam-se a intimação automática após o julgamento no PJe (Processo Judicial Eletrônico); notificação, via WhatsApp, aos responsáveis pelos processos em cada setor sobre aqueles prestes a serem arquivados; análise das petições iniciais, incluindo avaliação do valor da causa, bens relacionados ao processo e análise de pensão; além da disponibilidade de consultas públicas processuais e informações diversas, como números de telefone, diário oficial, histórico de processos, biografias, balcão virtual e endereços, tudo isso acessível via WhatsApp.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
- Educação Corujão da Vitória: Seduc reúne 7 mil estudantes em última revisão do ano para o Enem 2024
- Educação Seduckathon: Estudantes piauienses aprendem com inovações tecnológicas e imersões culturais na Coreia do Sul
- Geral Moradores bloqueiam BR 135 no Sul do Piauí em protesto por morte de crianças
- Geral Polícia pede prorrogação de investigação contra influencers presos na Operação Jogo Sujo II
- Política Rafael Fonteles diz que aliados seguem acomodados com base nas eleições passadas
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Justiça Prisão preventiva de advogado em cadeia pública ou penitenciária viola Lei Federal 8.906/94; já decidiu o STF
- Geral Secretaria Nacional de Políticas Penais inicia workshop inédito sobre dignidade menstrual para servidoras prisionais
- Política Francisco Emanuel destaca que família Mão Santa será pilar de sua gestão em Parnaíba
- Geral Homem é resgatado após pular da Ponte Estaiada em Teresina nesta terça (29)
- Justiça Ex-servidor do Tribunal de Justiça do Piauí é preso acusado de alterar decisões judiciais