O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), foi diagnosticado com conjuntivite, após uma consulta oftalmológica. De acordo com o prefeito, o diagnóstico levou à prescrição de tratamento e cuidados específicos para evitar a disseminação da conjuntivite, que é altamente contagiosa.
Entre as recomendações médicas estão o uso constante de óculos escuros para proteger os olhos da claridade, além de evitar o contato próximo com outras pessoas. O prefeito, que também é médico, frisou que seguirá todas as orientações dos profissionais de saúde para garantir a própria recuperação e, principalmente, para não expor outras pessoas ao risco de contaminação.
Dr. Pessoa relatou que o problema ocular não é recente. "Eu estive no oftalmologista há mais de um mês, e eles disseram que era uma conjuntivite já com infecção. Iniciei o tratamento com a medicação prescrita, melhorei, mas, recentemente, principalmente anteontem e ontem, percebi que o olho começou a lacrimejar e a criar secreção novamente."
Diante do novo quadro infeccioso, o prefeito voltou a ser examinado e recebeu uma nova prescrição médica. O período de afastamento das atividades públicas pode variar entre 24 e 48 horas, conforme a necessidade de evitar a transmissão do vírus e permitir a recuperação plena.
"Como sou médico, não posso estar perto das pessoas para evitar contaminá-las, já que conjuntivite é contagiosa, como uma virose. Devo proteger os olhos, e eles recomendaram que eu evitasse a claridade, tanto natural quanto artificial, por pelo menos três dias", afirmou Dr. Pessoa.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1