Política

Lula dá posse a novos ministros em cerimônia envergonhada e irrita centrão

Ato ocorreu em reunião privada, no Palácio do Planalto.

Foto: Ricardo Stuckert | PR
Silvio Costa Filho, André Fufuca, Presidente Lula e Márcio França.

O presidente Lula (PT) empossou na manhã desta quarta-feira (13) os novos ministros de seu governo, após uma arrastada reforma ministerial que ampliou o espaço do centrão no Executivo.

Foto: Ricardo Stuckert | PR
Silvio Costa Filho, André Fufuca, Presidente Lula e Márcio França.

A posse de Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e André Fufuca (Esportes) aconteceu em uma cerimônia restrita e fechada no gabinete do presidente, no Palácio do Planalto. Na ocasião, também houve a nomeação de Márcio França (ex-ministro de Portos) para a nova pasta do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

O evento não apareceu na agenda oficial do presidente como uma cerimônia de posse, sendo tratada apenas como uma reunião.

O ato contrasta com os eventos no salão nobre do Planalto com presença de autoridades, parlamentares e discursos para marcar nomeações no primeiro escalão do governo, como a posse do último ministro, Celso Sabino (Turismo), também indicado pelo centrão.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), compareceu à cerimônia reservada no Planalto. A solenidade tímida irritou uma ala do centrão, que já criticava a negociação da reforma ministerial para abrigar na Esplanada PP e Republicanos.

Integrantes do centrão dizem que a ausência de um evento de posse nos salões do Planalto mostra o desprestígio que o presidente tem dado ao ingresso dos novos ministros.

O Palácio do Planalto divulgou um vídeo de cerca de 1 minuto com declarações feitas por Lula durante a cerimônia fechada.

"Estou muito satisfeito com a conclusão que chegamos na montagem do governo", disse o presidente ao lado de Lira, dos novos ministros e de França.

No vídeo, Lula afirmou que Fufuca deve "saber como está a questão do esporte" e que o setor gera trabalho e saúde.

O presidente disse ainda que conhece Silvio Costa Filho "há bastante tempo". Ele também afirmou que o novo ministro "tem tudo para fazer um bom trabalho".

Lula também se dirigiu a França e disse que tentou, em 2010, criar um ministério da Pequena e Média Empresa.

Silvio Costa Filho e Fufuca participaram na tarde desta quarta das cerimônias de transmissão de cargo em seus respectivos ministérios. Quando o evento no Planalto já estava em curso, o governo publicou as nomeações de Fufuca, Silvio Costa Filho e França no Diário Oficial da União.

Também saiu a exoneração da ex-ministra dos Esportes Ana Moser —sem constar "a pedido", deixando claro que ela quis marcar a posição de que deixou a Esplanada contra a sua vontade.

Em outro sinal de descontentamento, Moser viajou a São Paulo e não participou da solenidade de transmissão de cargo para Fufuca no Esporte.

Fonte: JTNEWS com informações da Folha de S.Paulo

Última Notícias