Sasc envia 400 kits de higiene e atua na organização de abrigo e atendimento às famílias em Picos

As assistentes sociais da secretaria atuam em diversas frentes, desde o treinamento das equipes da prefeitura local até a organização do abrigo provisório.

A Secretaria Estadual de Assistência Social (Sasc) integra a força-tarefa de atendimento às mais de mil famílias atingidas pelas fortes chuvas que caem na cidade de Picos. As assistentes sociais da secretaria atuam em diversas frentes, desde o treinamento das equipes da prefeitura local até a organização do abrigo provisório que atende às famílias. A secretaria também está encaminhando 400 kits de higiene para o atendimento imediato aos desabrigados.

Foto: Divulgação / Governo EstadualSasc envia 400 kits de higiene e atua na organização de abrigo e atendimento às famílias em Picos
Sasc envia 400 kits de higiene e atua na organização de abrigo e atendimento às famílias em Picos

Na manhã dessa quinta-feira (16), a superintendente de Assistência Social da Sasc, Janaína Mapurunga, participou da reunião do Comitê de Crise, formado por diversos órgãos do Governo do Estado. De acordo com a superintendente, a equipe da secretaria tem feito visitas às famílias, tem atuado na organização do abrigo temporário que funciona na escola Petrônio Portella, e ainda na logística de distribuição das doações que chegam à cidade.

"Estamos trabalhando desde a primeira chuva na cidade, no dia 30 de dezembro. Fizemos um treinamento com a equipe da prefeitura para sistematizar o cadastro das famílias. Temos uma equipe permanentemente em atendimento, organizando as doações e o abrigo", explicou Janaína Mapurunga.

O abrigo funciona na escola Petrônio Portella. A maioria das pessoas é retirada das áreas alagadas e levada ao local até ser recebida na casa de algum parente ou amigo. Porém, muitas seguem por conta própria. Entre as que estão em situação de desalojamento, as equipes de assistência mapearam 200 famílias.

A Sasc está articulando também a antecipação do pagamento do Bolsa Família àqueles atingidos pelas chuvas em Picos. "Estamos trabalhando junto ao Ministério do Desenvolvimento Social para antecipar o calendário de pagamento do Bolsa Família. O pagamento do programa normalmente é escalonado e estamos trabalhando para que seja pago às famílias de Picos em um único dia", afirmou.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários