O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), assinou, no dia 17 de janeiro, um decreto que regulamenta os Memorandos de Entendimento que a Prefeitura poderá utilizar com objetivo de efetivar a parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, empresa da Alemanha que selecionou a capital piauiense para receber assistência técnica em projetos de eletromobilidade no transporte público urbano.
Para a regulamentação do documento, a Prefeitura de Teresina considerou “a necessidade de apoiar o processo de descarbonização dos setores da indústria e dos transportes no Brasil, de forma a contribuir para a transição energética em ambos os setores, no espírito da Transição Justa e alinhado à ODS 9”, conforme consta no decreto.
A criação do chamado Memorando de Entendimento (MoU) foi uma condição imposta pela empresa alemã para definir os direitos e deveres das partes para uma eventual formalização de contrato.
Sobre a parceria
Em dezembro de 2024, a cidade de Teresina foi contemplada no edital de mobilidade sustentável do Novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – do governo federal. A Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação e à Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans), será responsável pelo planejamento desse modal, com o suporte técnico da GIZ, empresa alemã.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1