Após advogadas serem vítimas de possíveis crimes cometidos por colega, OAB-PI determina apuração no Tribunal de Ética

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Piauí (OAB-PI), Celso Barros Coelho Neto determinou ao presidente do Tribunal de Ética a devida apuração dos lamentáveris fatos

Após um grupo de advogadas, tendo à frente, a jovem Ravena Mendes,  acionar a Polícia Civil do Piauí, acerca do lamentável episódio, o delegado-geral Luccy Keyko, determinou a abertura do procedimento policial adequado para apurar os possíveis crimes alegadaos pelas vítimas. 

Foto: Reprosução TV BANDE/PIAUÍAdvogada Ravena denuncia que foi vítima de crime de injúria racial por colega advogado
Advogada Ravena Mendes denuncia que foi vítima, dentre outros, de crime de injúria racial, por colega advogado

O fato envolve as denunciantes e outro advogado, conhecido como Dr. Francisco, todos participantes de Grupo de Whatsapp que usava o nome da instituição advocatícia. O  advogado é acusado de proferir injúria racial e outros tipos de violência contra as colegas advogadas.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Piauí (OAB-PI), enviou a seguinte Nota ao JTNEWS:

Nota de Esclarecimento 

Diante dos fatos ocorridos no grupo de Whatsapp não institucional intitulado “OAB Piauí 2”, na noite do domingo (21/08), a Presidência da OAB Piauí determinou, de ofício, ao Tribunal de Ética e Disciplina, a instauração de procedimento administrativo para apuração de todas as condutas incompatíveis com o exercício e a dignidade da advocacia no episódio mencionado. 

Foto: Divulgação/OAB-PIOAB-PI
OAB-PI

Por oportuno, determinou ainda a apuração da utilização indevida de símbolos e nomenclaturas privativos da Ordem dos Advogados do Brasil. 

A OAB-PI, ao tempo em que não compactua com posições pessoais depreciativas da dignidade da pessoa humana e da advocacia, repudia veementemente todos os tipos de violências de gênero, especialmente contra a mulher.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSCelso Neto, presidente da OAB-PI, coordena pauta em defesa de uma Justiça eficiente
Presidente da OAB-PI, Celso Neto, determina apuração de fatos no âmbito do Tribunal de Ética da Instituição

A Ordem trabalha diariamente pela preservação de direitos e tem como obrigação moral zelar pela ética e por resguardar os direitos da advocacia, indistintamente. 

Dessa forma, a instituição reitera a disposição para, através da Comissão da Mulher Advogada e de todos os seus órgãos, adotar as providências necessárias à restauração do equilíbrio e do decoro, a exemplo das medidas já adotadas.  

Celso Barros Coelho Neto
Presidente da OAB-PI

Fonte: JTNEWS

Comentários