Autoridades e representantes de estados e DF se reúnem para discutir combate ao uso abusivo de álcool e drogas
Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social lidera o 1º Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Políticas Sobre Drogas em Brasília.O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) promoveu o 1º Fórum Nacional de representantes de Conselhos Estaduais de Políticas sobre Drogas. O evento, realizado nesta terça-feira (14/05), reuniu autoridades e representantes dos estados brasileiros e do Distrito Federal para discutir ações de combate ao uso abusivo de álcool e outras drogas com o objetivo de fortalecer a integração entre o Governo Federal e os conselhos estaduais.
O ministro Wellington Dias destacou a importância do trabalho das entidades envolvidas na redução da demanda por drogas e no acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas (SPA). "Essas entidades oferecem apoio essencial para aqueles que muitas vezes não encontram ajuda em outros lugares", ressaltou o ministro.
Durante o evento, o diretor do Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas (Depad), Sâmio Falcão Mendes, enfatizou a necessidade de apoiar projetos e serviços voltados para o atendimento e o acolhimento de usuários e dependentes de álcool e outras drogas, bem como seus familiares.
"Este fórum visa aproximar e articular os conselhos estaduais para alinhar e executar as ações previstas no planejamento estratégico do MDS e no Plano Plurianual de 2024 a 2027", explicou Mendes.
Além das apresentações do Depad, o evento contou com a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e depoimentos dos presidentes dos conselhos estaduais. Erisson Lindoso, coordenador do Colegiado de Presidentes de Conselhos Estaduais de Políticas Públicas Sobre Drogas (COPEN) e presidente do Conselho Estadual do Maranhão, celebrou o sucesso do evento e a participação significativa dos estados.
"Este resultado se deve à sensibilidade do ministro Wellington Dias, que sempre reconheceu a importância dos Conselhos de Direito", destacou Lindoso.
Apenas dois estados, entre os 26 e o Distrito Federal, não possuem Conselhos Estaduais ativos para política de redução de drogas. O presidente do COPEN também ressaltou a importância do evento para ampliar o diálogo do Governo Federal com os representantes estaduais que atuam na Política sobre Drogas, enfatizando a necessidade de compreender as realidades locais para melhor atender aqueles que precisam.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
- Cultura Casa do Artesão Design Mestre Albertino abre inscrições para cadastro de artesãos do Piauí
- Geral Bombeiros, Defesa Civil e outros órgãos do Estado montam força-tarefa para atender atingidos pelas chuvas em Picos
- Geral Prefeitura de Teresina planeja ações emergenciais para chuvas na zona norte
- Geral Defesa Civil do Piauí reforça orientações para situações de alagamentos
- Segurança Pública Chico Lucas explica demora para perícia em cajus no caso das crianças envenenadas
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Jovem com câncer raro luta contra o tempo para realizar cirurgia que pode salvar sua vida
- Geral Aos heróis, a desonra!
- Geral Mulher é presa após atear fogo no companheiro em Elesbão Veloso
- Justiça Reviravolta! Juíza solta vizinha de crianças que morreram envenenadas em Parnaíba
- Segurança Pública Laudo atesta que criança de 7 anos foi estuprada antes de ser morta em Teresina