Bolsonaro, indulto, aborto: Dino herdará mais de 300 ações ao tomar posse no STF
O atual ministro da Justiça, Flávio Dino, irá assumir em fevereiro de 2024, a cadeira que foi ocupada por Rosa Weber até setembro deste ano.Aprovado na última quarta-feira (13/12) para o Supremo Tribunal Federal, o atual ministro da Justiça, Flávio Dino, herdará 344 ações ao assumir a cadeira que foi ocupada por Rosa Weber até setembro deste ano.
Dino recebeu 47 votos favoráveis no plenário do Senado, 31 votos contrários e duas abstenções. Entre as principais ações a serem assumidas por Dino estão:
Covid-19
Na Petição 10064, a CPI da Covid pediu uma investigação contra o então presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros agentes públicos por incitarem a população a adotar comportamentos indevidos para o combate à crise sanitária.
Indulto natalino
Dino herdará o Recurso Extraordinário 1450100, em que o STF decidirá se é constitucional o indulto natalino concedido pelo presidente da República a pessoas condenadas por crime com pena privativa de liberdade máxima não superior a cinco anos. A decisão terá repercussão geral, ou seja, deverá ser seguida por todas as instâncias do Judiciário em processos semelhantes.
Assédio contra imprensa
A Ação Direta de Inconstitucionalidade 7055 discute a existência de assédio judicial contra a imprensa a partir da pulverização na distribuição de diversas ações de reparação de danos contra um mesmo jornalista.
Aborto
O sucessor de Rosa Weber será o relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 1087, na qual o PL pede que a punição para abortos provocados por terceiros seja equiparada à do crime de homicídio qualificado.
Dino, porém, não votará na ADPF 442, sobre a descriminalização da interrupção voluntária da gravidez, da qual Rosa era relatora. Ela já votou nesse julgamento.
Fonte: JTNEWS com informações da CartaCapital
Comentários
Últimas Notícias
- Justiça Testemunha afirma que Lokinho estava ao volante no acidente fatal na BR-316
- Geral Namorado de Lokinho usa palavras de Deus para pedir perdão às vítimas
- Geral Tragédia em Brejo do Piauí: Mãe e filho morrem eletrocutados após fio de alta tensão cair em cerca
- Política Conselheiro Kennedy Barros é reconduzido à presidência do TCE-PI
- Política Na diplomação dos candidatos eleitos, Rafael Fonteles destaca intenção de parcerias com o Governo do Estado
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Política Aprovados no concurso administrativo da SEMEC realizam manifestação: Revoga a suspensão! Nomeação já!
- Geral Saiba quem são os advogados presos por envolvimento com o Bonde dos 40 em Timon
- Geral Policial Civil se recupera de tentativa de homicídio e deve receber alta sexta-feira, segundo o delegado Matheus Zanatta
- Justiça Juiz decreta preventiva do advogado George Tajra por tentar matar policial civil
- Política PF deflagra operação e cumpre mandados contra vereadora eleita Tatiana Medeiros