Câmara de Teresina gasta quase R$86.000,00 em papel toalha; preços são 10 vezes mais altos que no mercado

Produtos encontrados a preços acessíveis em qualquer supermercado estão custando até dez vezes mais no contrato firmado pela Câmara.

A Câmara Municipal de Teresina firmou um contrato milionário para aquisição de materiais de limpeza, e deve-se destacar os valores exorbitantes pagos por itens básicos. O contrato nº 12/2024, assinado com a empresa C L Beserra & Cia Ltda - EPP, soma R$ 339.295,00 para suprimentos como detergente, papel toalha e sacos de lixo.

Foto: Laís Vitória/JTNEWSCâmara Municipal de Teresina
Câmara Municipal de Teresina

O que mais chama atenção são os valores pagos por cada item. Segundo o documento, a Câmara comprou 140 unidades de detergente de 500ml pelo valor total de R$ 37.800,00; isso significa que cada unidade saiu por R$ 270, um valor superior para um item que custa em média R$ 3 nos supermercados.

Além disso, o contrato prevê a compra de:

- Papel toalha: 1.272 unidades por R$ 85.860,00 (R$ 67,50 cada)

- Saco para lixo de 100 litros: 2.177 unidades por R$ 48.982,50 (R$ 22,50 cada)

- Saco para lixo infectante de 100 litros: 4.581 unidades por R$ 11.452,50 (R$ 2,50 cada)

- Saco plástico transparente: 12.590 unidades por R$ 6.295,00 (R$ 0,50 cada)

- Água sanitária 1L: 160 unidades por R$ 32.000,00 (R$ 200,00 cada)

- Esponja de fibra sintética: 56 unidades por R$ 5.600,00 (R$ 100,00 cada)

- Flanela para limpeza: 1.540 unidades por R$ 11.550,00 (R$ 7,50 cada)

- Caixas de fósforo: 270 caixas por R$ 13.500,00 (R$ 50,00 cada)

- Guardanapo de papel branco: 107 pacotes por R$ 8.025,00 (R$ 75,00 cada)

- Limpa-alumínio: 201 unidades por R$ 6.030,00 (R$ 30,00 cada)

- Pano para limpeza de copa: 260 unidades por R$ 15.600,00 (R$ 60,00 cada)

- Saco para lixo de 30 litros: 1.500 unidades por R$ 22.500,00 (R$ 15,00 cada)

- Barras de sabão neutro de 200g: 173 barras por R$ 17.300,00 (R$ 100,00 cada)

- Sabão em pó de 1kg: 168 unidades por R$ 16.800,00 (R$ 100,00 cada)

O total gasto com produtos de limpeza soma R$ 339.295,00, um valor que poderia ser investido em melhorias para a cidade, saúde ou educação.

Os números levantam questionamentos sobre a transparência na administração dos recursos públicos. Produtos encontrados a preços acessíveis em qualquer supermercado estão custando até dez vezes mais no contrato firmado pela Câmara. Os preços fogem completamente da realidade do mercado

A justificativa da Câmara para os preços elevados não foi divulgada no contrato, mas os gastos deixam uma pergunta: quem se beneficia em pagar com dinheiro público valores tão altos em itens como detergente, sabão e sacos de lixo?

Fonte: JTNEWS

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