Ciro Nogueira tem reunião prevista com Bolsonaro para definir cargo de ministro
Presidente do Progressistas, senador deve assumir Casa Civil; troca de cadeiras no ministério levaria Onyx Lorenzoni a nova pasta do Emprego e PrevidênciaO senador Ciro Nogueira (PP-PI) tem um encontro previsto com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta segunda-feira (26/07) para tratar de sua provável indicação ao cargo de ministro-chefe da Casa Civil. A expectativa em Brasília é que, depois do encontro, Bolsonaro anuncie as mudanças em sua equipe ministerial que vêm sendo aventadas ao longo da última semana.

Com a troca na Casa Civil, o atual titular da pasta, Luiz Eduardo Ramos, deve assumir a Secretaria-Geral da Presidência no lugar de Onyx Lorenzoni. A Onyx, teria sido prometido um novo ministério, fruto de um possível desmembramento da pasta da Economia que levaria à criação de um novo Ministério do Emprego e Previdência.
Na semana passada, quando Bolsonaro mencionou pela primeira vez os planos de fazer a mudança na Casa Civil, o senador Ciro Nogueira ligou para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para dizer que aceitaria o convite pra assumir a vaga de ministro e que gostaria de ser uma "ponte" entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional.
Com Ciro Nogueira despachando no Palácio do Planalto, Bolsonaro também pretende fortalecer a frente governista na CPI da Pandemia, facilitar a indicação de André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal (STF) e minimizar eventuais resistências à recondução de Augusto Aras à Procuradoria-Geral da República (PGR).
Criação de novo ministério
Nomeado para comandar o que ficou conhecido no início do governo Bolsonaro como um "superministério" da Economia, o ministro Paulo Guedes agora, com as mudanças previstas, deve ceder espaço para a criação do novo Ministério do Emprego e Previdência.
A situação econômica também corrobora o ressurgimento da pasta, dado que a taxa de desemprego no Brasil, de 14,7%, está no nível mais alto da série histórica mantida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atingindo 14,8 milhões de brasileiros.
Mas, mesmo com a mudança, o ministro Paulo Guedes busca emplacar o atual secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, no cargo de secretário-executivo da nova pasta do Emprego e Previdência.
Fonte: JTNEWS com informações da CNN Brasil
Comentários
Últimas Notícias
-
Piauí Isenção de impostos em produtos da cesta básica já está em vigor no Piauí
-
Piauí Governo do Piauí concede auxílio de R$ 1 mil para famílias acolhedoras de crianças e adolescentes
-
Geral Motorista fica ferido após perder o controle de caminhão na PI-113
-
Segurança Pública Jovem é assassinado a tiros ao tentar fugir de assalto em Teresina
-
Saúde Monte Alegre do Piauí tem baixa vacinação infantil e acende alerta para surtos
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Rafael Fonteles se diz surpreso com rompimento em Parnaíba e destaca bom diálogo com Francisco Emanuel e Gracinha
-
Política Prefeito Francisco Emanuel faz pronunciamento oficial e diz: ‘Quem se sente traído sou eu’
-
Justiça Justiça do Piauí anula condenação de ex-secretário da cultura por improbidade administrativa
-
Segurança Pública Homem é preso em flagrante por ameaças e posse ilegal de armas em Hugo Napoleão
-
Política Dona Adalgisa comenta crise política em Parnaíba e diz: "O tempo dirá"