Condomínios de Teresina devem comunicar casos de violência contra mulher, crianças ou idosos
Caso o condomínio deixe de cumprir a Lei pode ser penalizado com advertência ou multa de R$ 500,00 a depender das circunstâncias da infraçãoEstá em vigor a Lei Municipal n° 5.540, que obriga os condomínios de Teresina a comunicar violência doméstica e familiar contra mulher, criança, adolescentes ou idoso de forma imediata por telefone ou por aplicativo, casos de ocorrência em andamento.
E por escrito após a ciência do fato no prazo de até 24 horas, com informações que contribuam para identificar a possível vítima e possível agressor. A Lei também prevê que os condomínios devem fixar nas áreas comuns cartazes, placas ou comunicados divulgando a lei, e incentivando os moradores a denunciar ao síndico e aos administradores a existência dessas violências.
A obrigatoriedade de comunicar os fatos é dos síndicos ou administradores. Para a Delegada Bruna Verena, Coordenadora do Departamento de Proteção à Mulher, a Lei é mais um instrumento de proteção especialmente das mulheres, “obriga os síndicos e administradores de condomínios a informar essas ocorrências da forma mais rápido possível para sanar a violência, dando a chance de salvar a vida daquela mulher e incentiva as denúncias para as autoridades na capital”, ressalta a Delegada.
Caso o condomínio deixe de cumprir a Lei pode ser penalizado com advertência ou multa de R$ 500,00 a depender das circunstâncias da infração, onde o valor arrecado será para fundos e programas de proteção a mulher, criança, adolescentes ou idosos.
A Secretaria de Segurança reforça os canais de denúncias, como o uso do 190 - Polícia Militar; o aplicativo Salve Maria e pela Delegacia Eletrônica (http://dv.pc.pi.gov.br/index.php).
Fonte: Secretaria de Segurança Pública do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
- Geral Corpo de piauiense que desapareceu após desabamento de ponte é encontrado
- Piauí No Piauí, 32 municípios já encerraram as atividades em lixões a céu aberto
- Piauí Quitanda da Agricultura Familiar impulsionou venda de alimentos em 2024
- Segurança Pública DHPP indicia advogado George Tajra por tentativa de homicídio contra policial civil
- Geral Continuam as buscas por desaparecidos no rio Tocantins: o que se sabe sobre desabamento de ponte entre TO e MA
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Política Prefeitura de Jaicós tem contas bloqueadas pelo TCE-PI por irregularidades em 2024
- Política Aprovados no concurso administrativo da SEMEC realizam manifestação: Revoga a suspensão! Nomeação já!
- Geral Manifestação em Teresina aponta injustiça no Concurso Administrativo da SEMEC
- Cultura Inaugurada 1ª etapa do Centro Histórico Cultural do Tribunal de Justiça do Piauí; por Brandão de Carvalho
- Geral Policial Civil se recupera de tentativa de homicídio e deve receber alta sexta-feira, segundo o delegado Matheus Zanatta