Confira as principais ações da Prefeitura de Teresina contra a COVID-19 nesta semana

Diversas ações foram realizadas somente nessa semana, entre convocação de profissionais e testagem de servidores

Ao longo dos três meses de isolamento social, a Prefeitura Municipal de Teresina tem tomado diversas medidas para combater o Coronavírus. Diversas ações foram realizadas somente nessa semana, entre convocação de profissionais e testagem de servidores.

Foto: Lucas Dias/GP1FMS
FMS

Na segunda-feira (8), foram convocados 15 enfermeiros diaristas e 30 técnicos de enfermagem aprovados no edital 1/2020 do Processo Seletivo Emergencial, para atuar na atenção básica do município de forma temporária, com o objetivo de reforçar o quadro de funcionários que atuam na linha de frente do combate à COVID-19.

Na terça-feira (9), a Prefeitura iniciou a adesão dos médicos teresinenses interessados em fazer teleatendimento a uma plataforma de consulta, desenvolvida através do Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT). 

A plataforma de consulta conta com um serviço de videochamada, em que o médico fica em contato com o paciente em tempo real, fazendo anotações na própria plataforma. De acordo com a presidente do IPMT, Tandra Furtado, essa medida foi tomada para evitar o risco de contaminação na realização de consultas presenciais.

Também na terça-feira, a PMT convocou, também aprovados no Processo Seletivo Emergencial da FMS, oito fisioterapeutas, para atuar no Hospital de Urgência de Teresina; 19 técnicos de enfermagem para atuação nos leitos dos hospitais do Buenos Aires, Matadouro e Monte Castelo; e oito enfermeiros, a serem lotados no Hospital do Monte Castelo e Maternidade Wall Ferraz.

A Prefeitura de Teresina também incorporou à frota do SAMU mais uma ambulância de suporte avançado específica para atender pessoas com quadro grave da Covid-19 e que necessitam ser transferidas de um hospital para outro. 

Na quarta-feira (10), a PMT divulgou outra lista de convocação do Processo Seletivo da FMS. Foram convocados outros 104 profissionais (90 técnicos de enfermagem e 14 enfermeiros), a serem lotados no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Ainda essa semana, cerca de 40 mulheres acompanhadas pelo Centro de Referência Esperança Garcia (CREG), vinculado à Secretaria Municipal de Políticas Para Mulheres (SMPM), foram beneficiadas com cesta básicas, kits de higiene e de limpeza. A atividade solidária conjunta aconteceu entre a Ação Social Arquidiocesana (ASA) em parceria com a Fundação Banco do Brasil.

Outra ação tomada pela Prefeitura essa semana foi a formação de uma força-tarefa composta por 520 profissionais para rastrear os casos de COVID-19. O objetivo é identificar e fazer o acompanhamento dos contatos dos infectados, rastrear os sintomáticos respiratórios e tornar mais eficaz o isolamento domiciliar após a testagem daqueles que moram com pessoas infectadas.

Além disso, foi realizada a testagem dos trabalhadores que continuam exercendo suas atividades presencialmente nos órgãos da Prefeitura de Teresina, cerca de 3.300 terceirizados fizeram o teste da Covid-19 ao longo desta semana.

Fonte: JTNEWS

Comentários