Durante evento em Brasília, governador destaca sucesso de soluções digitais em segurança, saúde e educação no Piauí
Rafael Fonteles ministrou palestra durante a 6ª Mostra de Tecnologia Brasília Mais TI, na tarde dessa quarta-feira (27).O governador Rafael Fonteles participou, nesta quarta-feira (27), da 6ª Mostra de Tecnologia Brasília Mais TI. Na ocasião, ele ministrou a palestra "Transformação Digital e Inovação no Setor Público: A Experiência do Piauí no uso da Tecnologia como Ferramenta de Transformação Digital dos Serviços ao Cidadão", integrando o eixo de discussões Futurismo e Experiências Imersivas.

Acompanhado por Carlos Jacobino Lima, presidente do Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal, o governador detalhou como o Piauí vem se beneficiando da tecnologia e inovação para avançar em áreas estratégicas, como segurança, saúde e educação, além de gerar mais acesso à prestação de serviços à população. "A pressão por maiores e melhores serviços públicos é sempre crescente e, com as receitas limitadas, quem pode proporcionar isso é o avanço tecnológico", disse.
Antes de conseguir os primeiros resultados, o Governo do Estado iniciou esse processo de transformação digital a partir da formatação do Conselho de Transformação Digital, com saúde, educação e segurança alinhadas com a área meio que conduz a tecnologia do Estado. "Todos os cases de sucesso que o Piauí teve são frutos da interação muito forte que os servidores do Estado tiveram com empresas e startups. Então, o Programa de Recuperação de Celulares, o Piauí Saúde Digital, o nosso Programa de Educação por Mediação Tecnológica, o Programa de Fomento ao Ecossistema Digital, o programa de universalizar o registro civil digital de todos os cidadãos, o nosso OPA. Foi isso que gerou soluções realmente disruptivas que moldaram a política pública", detalhou.

Durante a palestra, o governador destacou o Programa de Recuperação de Celulares. "Hoje, o protocolo do Piauí já é adotado em 11 estados e o Ministério da Justiça colocou como protocolo nacional. Além de devolvermos 10 mil aparelhos em 12 meses – e, para muita gente, o aparelho é o maior bem que a pessoa tem – o roubo de celulares caiu 50%. Então, quebrou-se a cadeia criminosa, porque inibiu-se a compra do aparelho sem nota fiscal", explicou.
Ainda na área da segurança, Rafael ressaltou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido no registro digital de cada cidadão. O Piauí é o estado com melhor desempenho. Atualmente, 25% da população já está registrada e a meta é chegar a 30%. A média nacional é 4%. A meta do governo é, em dezembro de 2026, ter 100% da população com registro digital, começando pelos recém-nascidos, com a biometria a partir de um dia de vida.
De acordo com o governador, o ambiente da sala de aula no Piauí tem avançado a passos largos com uso de inteligência artificial. "Também colocamos o ensino de IA no currículo do ensino médio em parceria com o Google, colocando na sala de aula para todo mundo e não apenas para um grupo pequeno. Tem que ser democratizado", disse.
O programa Piauí Saúde Digital também foi citado pelo governador na palestra. Segundo ele, o programa está permitindo elevar o número de atendimentos na atenção básica e média complexidade na rede pública a um custo menor. "Hoje oferecemos o Telessaúde para mais de 3 milhões de piauienses onde quer que eles estejam. Se precisar de especialista, temos o médico nas 1.100 unidades; se precisar de exame, pode se deslocar a um dos centros de imagem mais próximo, telelaudado em poucos minutos. Toda essa tecnologia custa um dólar por vida por mês. Serão mais de 1 milhão de procedimentos por ano", explicou.

O Piauí já se configura como um grande produtor de energia solar e eólica, exporta cinco vezes a energia que consome e é candidato natural. Rafael afirmou que a pretensão do governo é que o estado seja um HUB de hidrogênio verde. "Nós queremos ser a fonte de energia, atrair indústrias. Esse Piauí tec, digital e verde que a gente sonha em ter num futuro breve", finalizou.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Piauí Governador Rafael Fonteles sanciona lei que beneficia pacientes com fibromialgia
-
Segurança Pública Piauí capacitará mais de mil policiais no combate à violência contra a mulher
-
Segurança Pública Polícia Militar desarticula duas roças de maconha no Piauí
-
Justiça Justiça determina promoção de sargento da PM-PI à oficial após omissão do Estado
-
Política Tenente-coronel Mauro Cid chorou em delação ao falar sobre desabafo em áudios vazados
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Justiça determina promoção de sargento da PM-PI à oficial após omissão do Estado
-
Segurança Pública Homem mata ex-mulher e depois tira a própria vida na zona rural de Teresina
-
Política Com apenas 1 mês de mandato como vereador, Eduardo Draga Alana já articula candidatura a deputado estadual
-
Segurança Pública Polícia Civil do Piauí desarticula fraude de R$ 7 milhões contra a rede de postos Ipiranga
-
Política Sílvio Mendes assina decreto que delimita os bairros atendidos por cada SDU