Evento realizado pelo TJ-PI relembrou os caminhos para consolidação do Judiciário Brasileiro

O evento aconteceu no dia de ontem (10/05), data que comemora a criação da Casa de Suplicação do Brasil pelo Alvará Régio, em 1808

O Núcleo de Memória do Tribunal de Justiça do Piauí, apresentou nessa segunda-feira (10/5), uma live especial sobre o Dia da Memória do Judiciário Nacional. O evento debateu sobre a importância de preservar a memória e as narrativas do poder judiciário brasileiro e relembrou os caminhos para a consolidação da justiça.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSBrandão de Carvalho
Desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho

A solenidade contou com a participação dos representantes dos diversos tribunais sediados no Piauí. O Desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, que também é o presidente do Núcleo Memória e História do Tribunal de Justiça, iniciou o evento relebrando sua passagem como presidente do Tribunal.

"Há 20 anos atrás quando eu era presidente do Tribunal de Justiça do Piauí eu já conhecia o museu do Judiciário do Ceará, e aquilo me deixou muito contente e com vontade de fazer aqui no estado. Fizemos algumas coisas, o nosso museu não teve o tempo necessário para sua criação, devido ao tempo do mandato", relata o desembargador. 

O presidente, Desembargador Ribamar Oliveira, que confessa ser bastante saudosista, fala sobre a importância de tal evento para a história. "Nós temos que resguardar os nossos objetos e utensílios que embora não mais usados em nossas atividades contemporâneas, são peças vivas que marcaram a sacramentalidade solene dos atos Judiciários".

Na solenidade, os presidentes dos tribunais receberam uma medalha de honra pelos serviços prestados ao poder judiciário, e o desembargador Brandão de Carvalho recebeu a comenda por seus serviços na conservação da memória do judiciário piauiense.

A live está disponível na página do Youtube do Ejud-PI. Confira o vídeo:

Fonte: JTNEWS

Comentários