Governadores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste discutem pautas prioritárias e imunização do país
O governador do Pará, Helder Barbalho disse que a união dos governadores das regiões Norte e Nordeste é de grande importância para unificar propostas e contribuir para o desenvolvimento do paísGovernadores das regiões Norte e Nordeste elaboraram uma agenda preparatória sobre pautas comuns aos estados. O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, diz que essa agenda foi criada a partir de um trabalho integrado.
“Acertamos a retomada de pautas voltadas para concretizar rapidamente a garantia de vacina e as devidas condições de vacinação para nosso povo a partir de janeiro de 2021, priorizando o Plano Nacional de Imunização”, disse o gestor, acrescentando que os governadores das regiões Norte e Nordeste defendem a prorrogação do Decreto da Calamidade para garantir instrumentos e condições financeiras para enfrentar os desafios da pandemia, social e retomada da economia.
“Em janeiro, vamos agendar, em Brasília, um encontro para garantir o cronograma de vacinação, com definição de datas para cada etapa. Na sede do Consórcio do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, vamos também detalhar a pauta comum perante o Executivo Federal onde, além da vacina, vamos priorizar medidas para lidar com o setor social integrado, com o setor privado a fim de garantir a retomada dos investimentos público e privado para geração de emprego e renda”, explica Wellington. Ele diz ainda que haverá uma conversa junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) como solução para vigorar a Lei dos Royalties e Salário Educação/Fundef, além do Congresso Nacional, com a pauta federativa em andamento.
O governador do Pará, Helder Barbalho disse que a união dos governadores do Brasil e, especialmente, das regiões Norte e Nordeste é de grande importância para unificar propostas e contribuir para o desenvolvimento do país.
“A união dos governadores do Brasil permitiu, desde 2015, grandes vitórias, como a regra da Repatriação, negociação das dívidas, Lei Kandir e outras pautas de interesse do nosso povo. Em 2021, os desafios são grandes e vamos acertar uma pauta comum a partir deste encontro aqui no Pará e o diálogo de forma virtual com nossos pares, vamos avançar, de forma suprapartidária”, disse o gestor paraense.
Em janeiro, segundo Carlos Gabas, secretário executivo do Consórcio Nordeste, será organizado um encontro com equipes direção e equipes técnicas dos Consórcios da Amazônia (Norte), Nordeste e Centro Oeste, quando será definida pauta para os anos de 2021/2022.
“Vamos tratar da implantação das equipes que vão coordenar cada tema de interesse comum aos Estados e Distrito Federal”, diz Gabas, esclarecendo que há pautas prioritárias para as três regiões e também outras pautas que serão trabalhadas pelo Fórum dos Governadores do Brasil.
Fonte: Governo do Estado do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
- Geral Dr. Carlos Júnior critica posturas de candidatos e defende voto por ideologia
- Política PF aponta Bolsonaro como “líder da organização criminosa” em relatório final
- Geral Mulher se joga de ponte na zona sul de Teresina
- Piauí Feira da Agricultura Familiar deve movimentar R$ 1 milhão em vendas
- Política Vice-Governador Themístocles Filho e Cônsul principal do Japão em Belém discutem parcerias
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Geral Mulher se joga de ponte na zona sul de Teresina
- Geral Confira o que abre e fecha no feriado da Consciência Negra nesta quarta-feira (20) em Teresina
- Geral Coronel tramou morte de Moraes com dados roubados após batida de carro
- Segurança Pública Menor suspeito de executar adolescente afirma ter prazer em matar, diz delegado
- Segurança Pública Justiça determina prisão domiciliar de médica presa em operação contra lavagem de dinheiro