Governo do Piauí reativa Centro de Teresina com uso estratégico de imóveis públicos

A proposta é identificar imóveis públicos ociosos na região central da cidade e destiná-los a novos usos.

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Administração (Sead), avança na política de valorização do Centro de Teresina com uma gestão estratégica do patrimônio imobiliário estadual. A proposta é identificar imóveis públicos ociosos na região central da cidade e destiná-los a novos usos, com foco em serviços públicos, inovação, educação e cidadania.

Foto: Divulgação / Governo EstadualGoverno do Piauí reativa Centro de Teresina com uso estratégico de imóveis públicos
Governo do Piauí reativa Centro de Teresina com uso estratégico de imóveis públicos

Atualmente, o Estado possui cerca de 75 imóveis localizados no Centro de Teresina. Esse conjunto está sendo mapeado e avaliado para cessão ou reocupação, com o objetivo de estimular a presença de pessoas e atividades no Centro da cidade. A intenção não é, necessariamente, promover obras físicas imediatas, mas, sim, garantir o uso adequado desses espaços, reconhecendo suas funções possíveis para a cidade, uma nova dinâmica urbana.

Um exemplo desse movimento é o Espaço da Cidadania Digital, que será inaugurado, nesta quarta-feira (30), e está instalado em um prédio que estava em desuso, na rua Clodoaldo Freitas. O espaço vai abrigar o Instituto de Cidadania Digital Félix Pacheco e o Piauí Gov Tech, promovendo a integração entre governo, universidades e startups com foco em inovação e modernização da gestão pública. A proposta é oferecer serviços mais ágeis e tecnológicos à população, ocupando de forma inteligente o coração da cidade.

Foto: Divulgação / Governo EstadualGoverno do Piauí reativa Centro de Teresina com uso estratégico de imóveis públicos
Governo do Piauí reativa Centro de Teresina com uso estratégico de imóveis públicos

Outro imóvel em requalificação é o antigo prédio do Fórum Central I, na rua Álvaro Mendes, que está passando por reformas para sediar a nova vice-governadoria do Estado. Já o prédio que abrigava a antiga sede da Emater, na rua Coelho Rodrigues, foi cedido ao Instituto Federal do Piauí (IFPI), reforçando o uso educacional e social do espaço urbano.

Para o secretário da Sead, Samuel Nascimento, a estratégia é fortalecer a presença do Estado no Centro com ações que promovam um ambiente vivo e acessível. “Estamos reativando o Centro de Teresina com inteligência e propósito. Cada imóvel que volta a ter uma função social é um passo importante na reocupação qualificada do espaço urbano. Com essa abordagem, reafirmamos nosso compromisso com uma gestão moderna e eficiente do patrimônio público, que ultrapassa a dimensão burocrática e se transforma em ferramenta de transformação urbana e social. O Centro de Teresina, ao invés de esvaziar-se, volta a ganhar vida”, afirma.

De acordo com a diretora de Gestão de Patrimônio Imobiliário da Sead, Bárbara Dantas, o Governo do Estado atua também em parceria com a União reativando imóveis públicos federais que estavam ociosos, como o antigo prédio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na avenida Miguel Rosa, que abrigará a nova sede da Secretaria do Planejamento (Seplan). Outro exemplo é o imóvel da Justiça do Trabalho, localizado na rua 24 de Janeiro, que será destinado à instalação de diversos órgãos públicos, como a Secretaria de Inteligência Artificial (SAI), e a Superintendência de Patrimônio da União (SPU).

“A proposta da Sead não se resume à realização imediata de obras físicas. O foco está na destinação adequada dos imóveis, a partir de um mapeamento criterioso que identifica as vocações e os potenciais de cada edifício. Buscamos estimular a reocupação do Centro de Teresina e promover uma dinâmica mais ativa para a região, aproximando os serviços públicos das pessoas e fortalecendo o uso responsável do patrimônio público”, finalizou Bárbara Dantas.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários