Governo Federal estuda construção de trem que liga Teresina a Salvador
A informação foi confirmada pelo governador do Ceará, durante entrevista ao portal Diário do Nordeste.O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmou que o Governo Federal estuda a construção de uma “transnordestina turística” que liga a cidade de Teresina, no Piauí, a Salvador, na Bahia. A informação foi confirmada durante entrevista, na terça-feira (26), ao portal Diário do Nordeste, em que o governador afirmou que a intenção da obra é incentivar o turismo na região, mas que ainda carece de estudos.

Esse transporte de passageiros entre os estados do Nordeste ocorreria em um trem, que percorreria, inclusive, alguns pontos turísticos, como o Delta do Parnaíba. De lá, seguiria pelo litoral até chegar a Salvador. “Todo mundo ganha, e você passaria a trabalhar o turismo não só no Ceará e na Bahia, mas também o turismo no Nordeste brasileiro. Então, seria um baita ganho para todos, em vez de os estados estarem competindo um com o outro”, afirmou Elmano de Freitas.
A iniciativa, entretanto, está na fase de estudos, especialmente por conta da viabilidade econômica para a construção da “transnordestina turística”. “Um trem só para passageiros precisa de estudo econômico para saber se há demanda, por exemplo, para um trem mais rápido. Porque é um investimento elevado, nenhuma empresa vai fazer isso sem demanda”, alertou o governador do Ceará.

Conforme a entrevista do gestor ao portal Diário do Nordeste, outra alternativa de transporte de passageiros entre os estados nordestinos é a utilização da própria Ferrovia Transnordestina, idealizada inicialmente para o transporte de cargas. Entretanto, Elmano de Freitas não descartou a possibilidade de ela também ser utilizada para levar pessoas por todo o Nordeste.
A ferrovia ligará a cidade de Eliseu Martins, no Sul do Piauí, até o Porto do Pecém, no Ceará. “Está em discussão, depois de uma conversa que tivemos lá em Iguatu. A Janja estava com o presidente Lula, contou isso a Lula, e ele, também interessado, falou com o Tufi [presidente da Transnordestina]”, concluiu o gestor.
Entretanto, isso não significa que não haja alguns percalços nessa modalidade, visto que, mesmo com a instalação de vagões para passageiros, o fato de ser um comboio de cargas apresenta uma velocidade máxima de 80 km/h e a necessidade de paradas.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Piauí Governador Rafael Fonteles sanciona lei que beneficia pacientes com fibromialgia
-
Segurança Pública Piauí capacitará mais de mil policiais no combate à violência contra a mulher
-
Segurança Pública Polícia Militar desarticula duas roças de maconha no Piauí
-
Justiça Justiça determina promoção de sargento da PM-PI à oficial após omissão do Estado
-
Política Tenente-coronel Mauro Cid chorou em delação ao falar sobre desabafo em áudios vazados
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Justiça determina promoção de sargento da PM-PI à oficial após omissão do Estado
-
Segurança Pública Homem mata ex-mulher e depois tira a própria vida na zona rural de Teresina
-
Política Com apenas 1 mês de mandato como vereador, Eduardo Draga Alana já articula candidatura a deputado estadual
-
Segurança Pública Polícia Civil do Piauí desarticula fraude de R$ 7 milhões contra a rede de postos Ipiranga
-
Política Sílvio Mendes assina decreto que delimita os bairros atendidos por cada SDU