Incêndio atinge residência universitária no campus da UFPI em Floriano e alunos ficam desamparados
O fogo, provocado por um curto-circuito, resultou na destruição completa dos pertences dos moradores do quarto afetado e forçou a evacuação dos estudantes devido à fumaça densa.Um incêndio atingiu um quarto no térreo da Residência Estudantil Universitária (REU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Floriano, no sul do Piauí, nessa quarta-feira (11). O fogo, provocado por um curto-circuito, resultou na destruição completa dos pertences dos moradores do quarto afetado e forçou a evacuação dos estudantes devido à fumaça densa.

Felizmente, ninguém ficou ferido, e os alunos foram realocados temporariamente em salas de aula até que a residência seja liberada. A intervenção rápida das equipes de segurança e dos bombeiros, que conseguiram conter o incêndio, foi importante para evitar uma tragédia maior. No entanto, o episódio expôs falhas na infraestrutura da residência, incluindo a falta de extintores de incêndio, que foram adquiridos recentemente, mas ainda não instalados.

Esse incidente não é isolado. Há dois anos, outro incêndio semelhante ocorreu na mesma residência, também devido a problemas na instalação elétrica. O fato de a universidade não ter tomado medidas adequadas após o primeiro incidente levanta questões sobre a eficiência e o compromisso com a segurança dos alunos.
As críticas se intensificaram, com estudantes e funcionários expressando frustração com a falta de providências efetivas por parte da UFPI. A ausência de uma revisão adequada na rede elétrica e a falta de manutenção nas estruturas do prédio são apontadas como falhas graves que precisam ser corrigidas com urgência.

A situação demanda uma resposta imediata e eficaz da universidade, para garantir que a segurança dos moradores da residência universitária seja prioritária e que situações semelhantes não se repitam.
A comunidade acadêmica espera que a UFPI tome as medidas necessárias para reparar a infraestrutura da residência, revisar as instalações elétricas e melhorar os sistemas de emergência, para que a segurança e o bem-estar dos estudantes sejam assegurados no futuro.
Confira vídeos gravados pelos alunos dos momentos após o incêndio.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Francisco foi o primeiro papa latino-americano; relembre sua história
-
Geral Vaticano confirma data do funeral do papa Francisco
-
Geral Quem são os cardeais brasileiros que podem votar para escolher novo papa
-
Geral Papa Francisco é colocado em caixão de madeira no Vaticano
-
Geral Cardeais se reúnem para definir funeral do papa Francisco, diz Vaticano
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Piauí Em Brasília, Rafael Fonteles discute pautas estratégicas em reuniões das Câmaras Técnicas do Consórcio Nordeste
-
Geral Carro fica destruído após pegar fogo na Avenida Frei Serafim, no Centro de Teresina
-
Justiça Justiça determina reenquadramento funcional de servidor público do Piauí e pagamento retroativo de salários
-
Geral OAB/MA promove união da advocacia contra criminalização praticada por bancos e Judiciário
-
Justiça Ex-Prefeito de Capitão de Campos é multado após TCE-PI identificar quase R$ 2,1 milhões em gastos não comprovados