Julgamento de ação contra Bolsonaro por associar Lula a crime organizado é iniciado
Ao iniciar o julgamento, o relator, ministro Benedito Gonçalves, julgou a ação procedente e aplicou multa de R$ 15 mil a Jair Bolsonaro.Um pedido de vista formulado pelo ministro Raul Araújo interrompeu, nesta quinta-feira (09), o julgamento da representação movida pela coligação Brasil da Esperança contra o ex-presidente da República Jair Bolsonaro por propagar desinformação e notícias falsas associando o então candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nas eleições de 2022, com o Primeiro Comando da Capital (PCC).
Ao iniciar o julgamento, o relator, ministro Benedito Gonçalves, julgou a ação procedente e aplicou multa de R$ 15 mil a Jair Bolsonaro.
“Na hipótese em análise, é necessário aplicar multa acima do mínimo legal, tendo em vista a reiterada vinculação de fatos sabidamente inverídicos pelo representado e a grande repercussão do conteúdo ilícito”, explicou o ministro.
Para o relator, o objetivo da divulgação de notícia falsa contra o adversário político foi vulnerar a normalidade do processo eleitoral, mediante a propagação de conteúdo sabidamente inverídico e ofensivo à honra do candidato concorrente.
A representação
Na ação, a coligação Brasil da Esperança pede a condenação de Jair Bolsonaro por propaganda irregular, com aplicação da multa prevista no artigo 36 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97).
Sustenta que Jair Bolsonaro promoveu divulgação de uma sequência de postagens, em clara disseminação de informações falsas ou gravemente descontextualizadas que associavam Luiz Inácio Lula da Silva, de forma falaciosa e indevida, com o Primeiro Comando da Capital (PCC).
Fonte: JTNEWS com informações do TSE
Comentários
Últimas Notícias
- Cultura Inaugurada 1ª etapa do Centro Histórico Cultural do Tribunal de Justiça do Piauí; por Brandão de Carvalho
- Piauí Governador entrega 30 toneladas de alimentos da agricultura familiar e ressalta importância social e econômica
- Piauí Piauí é destaque em cibersegurança e combate a ameaças digitais
- Política Sílvio Mendes diz que Câmara terá responsabilidade para remanejar orçamento
- Piauí Programa Cozinha Solidária é lançado no Piauí e beneficiará 11 instituições que alimentam pessoas vulneráveis
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Política Prefeitura de Jaicós tem contas bloqueadas pelo TCE-PI por irregularidades em 2024
- Política Aprovados no concurso administrativo da SEMEC realizam manifestação: Revoga a suspensão! Nomeação já!
- Geral Manifestação em Teresina aponta injustiça no Concurso Administrativo da SEMEC
- Geral Policial Civil se recupera de tentativa de homicídio e deve receber alta sexta-feira, segundo o delegado Matheus Zanatta
- Segurança Pública Filho de PM foi sequestrado antes de ser assassinado em Teresina, diz DHPP